Polícia investiga região por furto de dutos e encontra arma e drogas

Local tem sido usado para a prática de inúmeros atos criminosos

Na quarta-feira passada (12/08), a 1ª Delegacia da Divecar (Divisão de Investigações Sobre Furtos, Roubos e Receptações de Veículos e Cargas) do Deic cumpriu mandado da comarca de Artur Nogueira para busca e apreensão em duas propriedades vizinhas, por onde passam oleodutos que transportam diesel e gasolina.
O objetivo inicial era apreender tanques, veículos e combustíveis relacionados com os furtos em dutos que vêm ocorrendo na região. Entretanto, os policiais também encontraram mais de 21 kg de cocaína e crack, em 12 mil “pinos”, com um suspeito, preso em flagrante num haras. No local, foram apreendidos ainda: um simulacro de arma de fogo, duas motos, um Fiat Strada e quatro semirreboques tanques utilizados para armazenar e transportar combustível furtado.
O outro alvo da apuração foi um sítio, em decorrência de uma derivação clandestina encontrada no início de julho, em que os criminosos utilizaram um túnel escavado, camuflado no meio do canavial. Não foi a primeira vez que usaram túneis. E o sítio já era velho conhecido da polícia. Mas, desta vez, chamou a atenção o investimento que fizeram na estrutura de escoramento no interior do túnel.
A preocupação das autoridades se dá pelo risco de contaminação de rios da nossa região em caso de um vazamento descontrolado das chamadas “derivações clandestinas”, de incêndio e de explosões dos combustíveis inflamáveis que podem matar pessoas.
Desde 2016, a ocorrências desse tipo de crime no município de Artur Nogueira se tornaram uma constante. São pelo menos 20 casos reportados à polícia. O trabalho dos órgãos de segurança pública tem sido importante para coibir o crime, desde a ação local da Guarda Municipal até as operações de inteligência e investigação policial da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.