Polícia Militar apresenta dados sobre a criminalidade em Cosmópolis durante audiência

A Polícia Militar realizou, na noite de quarta-feira (21), uma Audiência Pública, onde foram apresentados os dados estatísticos sobre a criminalidade em Cosmópolis. A Audiência aconteceu no plenário da Câmara Municipal e foi aberta ao público.

A Audiência Pública foi comandada pelo Cap. Alexandre Hoio, comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, com sede em Cosmópolis. A 3ª Cia comanda o Patrulhamento nas cidades de Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho.

Juntamente com a Audiência Pública, foi realizada a Reunião do Conselho de Segurança de Cosmópolis, o Conseg.

Também esteve presente o Secretário de Segurança Pública e Trânsito de Cosmópolis, Carlos Cavagnini.

Durante a apresentação dos números, o Cap. Hoio falou sobre as ações que estão sendo realizadas na cidade para a redução dos índices criminais na cidade. Entre elas, estão operações conjuntas entre a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

Segundo os números apresentados, todos os índices criminais tiveram uma redução no último ano, quando comparados com o ano de 2016.

Outro ponto ressaltado durante a apresentação foi da regionalização dos crimes. “É interessante enxergarmos a região porque eu vejo o que acontece nos meus vizinhos”.

 

Roubos

A Secretaria de Segurança Pública do Estado faz uma classificação dos crimes de roubo em duas modalidades. Os crimes são registrados entre roubos de qualquer natureza e roubos de veículo.

Neste ponto, a cidade teve uma redução de cerca de 9% no ano passado. Em 2016, foram registrados 332 crimes de roubo. No ano passado, esse número caiu para 303.

Segundo o Cap. Hoio, esses números são importantes porque mostram que a cidade está indo na contramão do que ocorre em outras regiões do País.

 

Roubos e furtos de veículos

Outro número apresentado, que teve uma redução, foi o de roubos e furtos de veículos. No ano passado, foram registrados 298 crimes dessa natureza. Já no ano anterior, em 2016, esse número foi de 340 furtos e roubos.

Sobre essa redução, uma explicação é o aumento do número de bloqueios realizados na cidade.

Outro ponto ressaltado foi a intensificação da fiscalização em possíveis pontos de receptação desses produtos ilegais. Com isso, o criminoso fica desestimulado a praticar esse tipo de delito.

 

Furtos e roubos de Residência

Apesar da redução dos índices criminais na cidade, um ponto que vem chamando a atenção da população são os furtos e roubos à residência. Nos últimos meses, houve um aumento desse tipo de crime na cidade.

Questionado sobre isso, o Capitão Hoio disse que “o furto à residência realmente aumentou, por vários fatores”.

No entender do Capitão, um dos motivos para o aumento desse índice é o fato da Justiça priorizar a prisão por crimes de maior gravidade. “Eu penso assim, se hoje o número de furtos à residência está muito grande, precisamos ter uma cobrança maior do judiciário e do legislativo para tentar alguma coisa em termos de lei de execuções penais. Pra que? Pra que consigamos deixar esses criminosos presos, senão, eles vão voltar a praticar delitos”.

 

Integração Polícia Militar e Guarda Municipal

Um dos pontos levantados para a redução dos índices criminais foi o fato de haver uma maior integração entre as forças policiais do município.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar vêm realizando diversas operações de forma conjunta em toda a cidade. “Estamos fazendo diversos bloqueios em conjunto. Quando fazemos esse tipo de bloqueio, apesar de ter o foco disciplinador do trânsito, o principal não é nem o trânsito. Não é aplicar multa e pegar quem está com o licenciamento atrasado. Mas, principalmente, o fator criminal”, completou o Cap. Hoio.

Outras ações conjuntas estão sendo planejadas para este ano. Com isso, a integração entre as forças policiais vai ser maior.

“Nós estamos fazendo isso passo a passo. Começamos a desenvolver algumas operações em conjunto. Estamos fazendo algumas coisas de patrulhamento em conjunto e vamos fazer algumas outras operações, um pouco mais ousadas, no decorrer do ano. A ideia é melhorar as duas forças”, finalizou o Cap. Hoio.

 

Participação da População

Um ponto levantado durante a apresentação dos números na audiência foi a baixa presença da população.

A maioria das pessoas presentes, cerca de vinte pessoas, está ligada diretamente à segurança pública.

Durante a explanação dos dados, foi ressaltada a falta de participação da população. Muitas vezes, os números não refletem o que acontece diretamente em um bairro.

Um exemplo citado foi o fato de em determinada praça ou rua estar ocorrendo o consumo de entorpecentes de forma frequente. Isso não chega através dos números aos responsáveis pelo policiamento. É necessário que a população esteja presente nessas reuniões e apresente suas reivindicações.

Uma das possibilidades levantadas foi a criação de líderes de bairro. Essa liderança estaria presente em Audiências Públicas e também nas reuniões do Conseg apresentando os problemas daquela região.

As reuniões do Conseg acontecem sempre na terceira quarta-feira de cada mês, na Câmara Municipal, e são abertas à população.

Em todas as reuniões estão presentes representantes de todas as forças policiais da cidade.