Polícia Militar realiza treinamento operacional com Guardas Municipais da região

Policiais Militares (PM) e Guardas Municipais (GMs) participaram de um treinamento físico e teórico, durante a quarta-feira (29).

O treinamento foi realizado pela 3ª Companhia da PM, com Sede em Cosmópolis, e contou com o apoio de Policiais do 19º BPMI (Batalhão da Polícia Militar do Interior), com sede em Americana.

Participaram do treinamento, além dos Policiais Militares da 3ª Cia, Policiais Municipais de Artur Nogueira e Gurdas Municipais de Cosmópolis.

Segundo o Cap. Alexandre Hoio, Comandante da 3ª Cia e responsável pela organização do treinamento, “a ideia do treinamento é de dar uma qualificação melhor. Porque durante o dia os policiais são submetidos a testes muito próximos da realidade e de ocorrências um pouco mais complexas que eles encontram durante o dia”.

“Além disso, têm outras situações, como trabalhar a resiliência, o controle psicológico, a parte física e a integração entre as Policiais e as Guardas Municipais”, completou o Cap. Hoio.

O treinamento físico teve início logo pela manhã, em Artur Nogueira. Todos os participantes do curso participaram de uma corrida, passando pelas ruas de Artur Nogueira. O percurso teve início na Câmara Municipal e se estendeu até a o Balneário Municipal Guilherme Carlini, onde acontece a festa do peão.

Na parte da tarde, os treinamentos ocorreram na área rural de Cosmópolis, na ‘Ponte de Ferro’.

Todos os participantes foram divididos em quatro equipes. Cada uma das equipes foi para uma base onde os treinamentos ocorreram simultaneamente.

Os módulos escolhidos para o treinamento foram: Salvamento, CDC (Controle de Distúrbios Civis), Conduta de Patrulha e, por último, Explosivos.

“Nós temos aqui hoje uma base de salvamento, que simula o salvamento de uma pessoa no outro lado do rio. Então, eles têm que atravessar o rio, chegar até lá, fazer os primeiros socorros e trazer essa pessoa na maca.

Temos a base de Controle de Distúrbios Civis (CDC), que é uma ação onde os policiais têm que fazer todo o procedimento relativo a manifestantes atirando coisas na nossa tropa. Eles montam a linha de escudeiros para proteção do patrimônio.

Temos também uma base de conduta de patrulha simulando a progressão em um terreno de alta periculosidade. Então, além da parte técnica, temos a parte física.

E a quarta base seria a parte de explosivos, onde são mostradas não só as granadas, utilizadas pela PM em situações de distúrbios civis, como também outros explosivos que eles podem se deparar em ocorrências de roubo a banco e caixas eletrônicos”, explicou o Cap. Hoio.

Segundo o Cap. Hoio, a vontade de realizar esse tipo de treinamento vinha desde a chegada dele ao comando da 3ª Cia. No entanto, foi realizado um trabalho de planejamento para que a segurança dos participantes fosse preservada.

Também durante o trabalho de planejamento, foram selecionadas as pessoas que ministrariam o treinamento e os moldes que ele ocorreria.

“Temos aqui, hoje, policiais da Força Tática, de Americana. Temos um Major, que veio nos ajudar e é extremamente técnico na parte de explosivos. Pessoal dos bombeiros, de Americana, veio nos ajudar na parte do salvamento. Na verdade, foi uma junção de forças”, completou o Capitão.

No fim do treinamento, todos os participantes foram para dentro do Rio Jaguari, onde receberam várias demonstrações técnicas dos explosivos que podem ser utilizados, tanto por bandidos, como também no trabalho policial.

No total, participaram do treinamento mais de cem Policiais Militares, outros de Policiais Municipais, de Artur Nogueira e mais dez Guardas Municipais, de Cosmópolis.

“Eu acho que está valendo a pena, não só pela integração entre as forças policiais, mas também para trazer um policial mais qualificado para atender a população”, finalizou o Cap. Hoio.