Policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), de Americana, prenderam duas pessoas e apreenderam cerca de trinta quilos de maconha, na manhã de sábado (30).
As duas pessoas vinham sendo investigadas há quase um ano pelos Policiais da DISE, sob o comando do Delegado Dr. Luís Carlos Gazarini, Delegado titular da DISE.
Segundo o Dr. Gazarini, a investigação, que terminou na operação de sábado, teve início no mês de março de 2015, em Americana, quando, através de interceptações telefônicas, autorizadas pela Justiça, algumas pessoas, responsáveis pelo tráfico de drogas em Cosmópolis, foram identificadas.
No mês de julho de 2015, durante o cumprimento de um Mandado de Busca e Apreensão, no mesmo local da operação de sábado, no Parque Independência, o irmão de um dos indiciados também foi preso, quando ele escondia uma quantidade de entorpecentes na casa da mãe, sem o conhecimento dela.
A partir dessa investigação, outra pessoa também acabou sendo identificada como parceira, que atuava junto no tráfico de entorpecentes. Sendo assim, os policiais passaram a monitorar as atividades do grupo. “Assim, nós identificamos alguns pontos de venda de drogas que ela abastecia. Para abastecer esses pontos de venda, ela buscava a droga em Limeira”, disse Dr. Gazarini.
Dr. Gazarini também completou que, “com a saída da cadeia, do irmão do indivíduo preso em julho, nós tomamos conhecimento que ele havia assumido a chefia desses pontos de venda de drogas em Cosmópolis e estaria atuando juntamente com o outro indivíduo preso, de forma a continuar com o tráfico de entorpecentes, que já era mantido pelo irmão dele, quando foi preso”.
Durante as investigações, foi apurado o dia e a hora em que a dupla se dirigia até a cidade de Limeira para buscar o entorpecente. Eles acreditavam que nesses horários o número de policiais na rua ajudaria a passarem despercebidos. Diante disso, uma operação foi montada para prender os dois indivíduos, que foram acompanhados até a cidade de Limeira, porém, devido ao trânsito, os dois foram perdidos de vista.
Os policiais retornaram para Cosmópolis e aguardaram a chegada da dupla, na Rodovia SP 133, pouco antes do trevo que dá acesso a SP 332, Prof. Zeferino Vaz, que estaria vindo com um carregamento de entorpecentes, da cidade de Limeira.
Quando o carro utilizado para o transporte da droga passou pelos policiais, os dois indiciados passaram a ser seguidos, por diversas ruas da cidade, até chegarem novamente ao Parque Independência, sendo presos quando um dos indivíduos abria o portão para que o carro fosse guardado e a droga descarregada.
No interior do veículo, em uma caixa plástica, de mercado, que estava no banco traseiro do veículo, estavam 27 tijolos, contendo maconha, que seria particionada e vendida.
Sobre a venda desse entorpecente apreendido, o delegado explicou que “acreditamos também que parte dessa droga apreendida, até para que a venda ocorra mais rápido, seria vendida a outros traficantes da cidade, para fazer o giro ocorrer mais rápido. Então, ao invés de transformar um tijolo de maconha em papelotes, eles vendem a peça toda, o quilo da maconha, para um outro traficante, que vai fazer o trabalho de dividir em porções e vender para o usuário final”.
Após a prisão dos dois indivíduos, eles foram encaminhados a Dise, onde prestaram depoimentos e foram encaminhados para a Cadeia Pública de Sumaré e depois para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana.
A Dise atua em investigações específicas sobre tráfico de entorpecentes nas nove cidades que compõem a Seccional de Americana.