Ponte funda

A ponte fez parte da antiga estrada de ferro e, atualmente, é visitada por quem passeia até a Gruta do Carrapicho

Embrenhada na vegetação que cresceu à sua volta, a ponte integra a paisagem como se fizesse parte da natureza. Transportando o expectador ao passado glorioso da Carril Funilense, a beleza da ponte impacta com sua belíssima construção.
A Ponte Funda fez parte da antiga estrada de ferro e, atualmente, é visitada por quem passeia até a Gruta do Carrapicho. Algumas pessoas seguem o curso do córrego da gruta até a ponte, para curtir a trilha. Muitos ciclistas, praticantes de trekking fazem parada para fotos e para apreciação. Andando pelo local, de mata fechada, logo se avista a ponte emoldurada pela paisagem.
É pertencente a uma área de APA (Área de Proteção Ambiental), fica num local bem escondido e, no momento, está com difícil acesso por conta das barreiras feitas pela Usina para conter aglomerações.
Não conseguimos muitos dados sobre a sua história. Caso alguém queira nos contar, pode entrar em contato com a gente para que, em uma futura matéria, possamos nos aprofundar. Mesmo sem tantas informações, vale a pena registrar um lugar tão belo e misterioso.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis
Facebook: Turismo Cosmópolis