Pontos de acupuntura para aliviar tensões

Algumas técnicas são utilizadas para aliviar tensões, uma delas são os pontos de acupuntura. Clayton Maciel, massoterapeuta e terapeuta em barra de acess, explica e fala um pouco sobre esses pontos.
“Existem, aproximadamente, 1300 pontos de acupuntura descritos ao longo dos anos pela MTC (Medicina Tradicional Chinesa), sendo 365 deste total classificados em 14 grupos como principais. A Acupuntura é um termo originado da Língua Francesa:
Acu = Agulha; Puntura = Punção.
E é o recurso terapêutico da MTC mais conhecido no Ocidente”, explica o massoterapeuta.
Clayton diferencia que “a medicina Ocidental está baseada nos princípios da anatomia, fisiologia e bioquímica. Já a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é baseada em princípios filosóficos que regem todo o conhecimento chinês e não somente a área médica.
‘A energia cria, transforma e move a matéria’ no entendimento Oriental; a energia vital é denominada como QI, podendo se manifestar na forma rarefeita e imaterial como vapor e material como o arroz, assim fluindo no nosso corpo através dos chamados meridianos (canais de energia)”.
Clayton explica que existem 12 principais meridianos ou seja “canais de energia”, que são relacionados com os órgãos: pulmão; intestino delgado; coração; baço; fígado; rim; intestino grosso; bexiga; vesícula biliar; estômago; triplo aquecedor e pericardio. “Para controlar a instabilidade do meridiano, existem vários métodos, podendo ser eles: Acupuntura com agulhas, Reflexologia Podal, Acupuntura Auricular, Shiatsu, dentre outras técnicas. Segundo especialistas, não existe qualquer contraindicação para a acupuntura. O que muda é a técnica aplicada, sendo eleita após uma avaliação detalhada”, diz.

Auriculoterapia
x ansiedade
A Auriculoterapia é uma técnica de diagnóstico e tratamento baseada no pavilhão auricular, ou seja, “um tratamento através da orelha cuja principal função é a de aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos, além de ajudar a diagnosticar doenças, utilizando como estímulo, sementes, cristais e esfercanaas” explica.
Sabemos que a Ansiedade tem se tornado cada dia mais comum na vida de muitas pessoas, devido algumas situações do dia a dia, como falar em público, expectativas de emprego, entre outras. Clayton esclare que “a sessão de

Clayton Maciel (Massoterapeuta Clínico e Terapeuta em Barras de Access)
Materclin Cosmópolis
Rua Francisco de Mário, 748, Bela Vista IV
Fone: 98249 6959 | 3872 3722

Auriculoterapia irá, através de pontos específicos, procurar equilibrar esses sintomas, cujo tratamento se estende num período de 7 dias e conta com a colaboração do paciente estimulando os mesmos. É fácil notar uma melhora já nas primeiras sessões, de forma significativa, podendo até desaparecer devido ao equilíbrio causado em seu corpo”.
Clayton diz que a Acupuntura Auricular também é muito indicada em casos de:
Depressão
Insônia
Relaxamento
Emagrecimento
Dor nas costas e em geral
É de fundamental importância procurar um especialista para uma avaliação médica precisa para cada caso.