Por que amamentar tem a ver com você

Semana Mundial de Aleitamento Materno visa proteger, promover e apoiar a amamentação

Na primeira semana de agosto é comemorada a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM). A preocupação da campanha no ano de 2022 é fortalecer as pessoas envolvidas na amamentação, visando proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade. Mas, o que isso tem a ver com você, que está lendo essa matéria? Tudo!
Eu tenho certeza que você já viu uma mulher amamentando. O que você disse a ela? Palavras de encorajamento ou apenas crendices que você ouviu da tia da sua vizinha? Você já disse para uma mulher que amamenta que ela está fazendo um bom trabalho? (Sim, é trabalho! Até mais exaustivo do que quem tem carteira assinada!). Você já disse a uma nutriz o quanto é importante o que ela está fazendo? Já tentou de fato apoiar a amamentação?
Amamentar é uma entrega, e sem apoio, não dá certo. A mulher precisa abrir mão dela mesma para entregar seu leite ao bebê. Ela abre mão da sua casa limpa e organizada, da rotina da casa, da sua aparência e até das suas noites de sono. Como a amamentação pode ser possível sem ajuda? Percebe como você está envolvido em fazer isso dar certo? Como? Levando algo para essa mulher comer, se oferecendo para lavar uma louça, estender uma roupa, limpar a casa, olhar um pouco o bebê enquanto ela toma um banho.
Além do apoio físico, apoie a amamentação de forma mental. Uma puérpera passa por uma enxurrada de emoções por conta dos hormônios. Diga palavras de encorajamento para essa mulher. Se você não souber como ajudar, passa meu contato para ela. Agora comentários como: “seu leite deve ser fraco”, “seu bebê deve estar com fome”, “você não deve ter leite suficiente”, não ajudam em nada.

Benefícios do leite
materno
São diversos os benefícios para a dupla mãe-bebê no ato de amamentar. Entre os principais benefícios que a mãe obtém ao amamentar, estão:
– diminuição do sangramento no período pós-parto;
– aceleração na perda de peso;
– redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio;

Doula, consultora em
aleitamento materno e
jornalista
Me siga no Instagram:
@partodescomplicado
Meu whatsapp:
99859-6801
E-mail:
brunagenarodoula@gmail.com

– proteção contra doenças cardiovasculares;
– proteção contra a osteoporose.

Para o bebê, aqui estão alguns dos benefícios:
– Maior contato com a mãe
– Melhora a digestão e minimiza as cólicas
– Desenvolve a inteligência quanto maior o tempo de amamentação
– Reduz o risco de doenças alérgicas
– Diminui as chances de desenvolver doença de Crohn e linfoma
– Estimula e fortalece a arcada dentária
– Previne contra doenças contagiosas, como a diarreia.

O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber desde o seu nascimento. O leite materno proporciona melhor desenvolvimento e crescimento, além de ser um alimento completo, dispensando água ou outras comidas até os seis primeiros meses de vida do bebê.
O leite materno pode evitar a morte de 800 mil crianças no mundo. Até os seis meses exclusivo, como orienta a OMS, a amamentação também poderia evitar um terço das infecções respiratórias e metade dos casos de diarreia em crianças nos países de média e baixa renda. Será que ainda resta alguma dúvida da importância de EU e VOCÊ apoiarmos a amamentação?
O leite materno é vivo e único, nada pode substituí-lo no mesmo nível. O leite materno é o melhor alimento para o bebê. Durante a mamada, o bebê “se comunica” com a mama dizendo o que ele precisa. E o leite, vivo como é, se transforma de acordo com a necessidade do bebê. Nada é tão eficaz quanto a amamentação. Além disso, amamentar é o santo remédio para diminuir o risco de depressão pós-parto.
Te convido, a partir desse momento, a ser um(a) apoiador(a) da amamentação. A mudança que queremos ver no mundo, deve começar primeiro em cada um de nós. Quando tiver a oportunidade, apoie a amamentação. Quando estiver em dúvida, pesquise, se informe e acima de tudo, seja gentil e tenha empatia por cada mulher que amamenta. Eu te garanto, ela está dando o melhor de si e conta com você para isso dar certo!