A contratação deve ser vista como investimento, e não como despesa
Antes de iniciar uma obra, seja ela residencial, comercial ou industrial, é de extrema importância estar atento aos detalhes de planejamento, administração e execução.
Uma pequena falta de atenção pode ocasionar prejuízos financeiros e atrasos no cronograma, e o que no início era um sonho, no final pode se tornar um pesadelo!
Projetos desenvolvidos por engenheiros e arquitetos, além de serem criados de maneira exclusiva ao cliente, visando todas as suas necessidades, exigências e cumprimento de todas as normas técnicas de segurança, durabilidade e conforto, evitam problemas relacionados a manutenções corretivas na sua construção.
Quanto ao custo da contratação de um profissional especializado, ele deve ser visto não como uma despesa, mas sim, como um investimento. Trata-se de um valor que, depois da obra finalizada, poderá ser facilmente traduzido em soluções que evitarão desperdício, promoverão cálculos estruturais precisos e, consequentemente, uma execução de qualidade, ou seja, a satisfação do cliente.
Além de tudo, ao finalizar o projeto, o profissional contratado assume a responsabilidade sobre ele, de forma a protegê-lo juridicamente, e é claro, que a construção esteja de acordo com todas as normas técnicas brasileiras e leis exigidas pelo seu município.
Devemos sempre levar em consideração que, por trás de uma obra, existe um indivíduo ou uma família que está batalhando duro para realizar um SONHO e que nós, profissionais da construção civil, somos os responsáveis por tornar esse sonho em realidade. Não há gratificação maior em saber que fizemos parte de um momento tão especial da vida de alguém.
Por isso, não tenha dúvidas, antes de construir ou reformar, contrate SEMPRE um profissional especializado e capacitado!
Gustavo Henrique Marcolin, 25 anos, formado em Engenharia Civil pela PUC Campinas em 2018 e atualmente se especializando em Projetos Estruturais pela UNICAMP
F. 3882-2220