Por que devemos visitar o oftalmologista regularmente?

Consulta deve ser feita ao menos uma vez no ano ou conforme orientação médica. Alguns sinais também indicam que você deve procurar um oftalmologista

É melhor consultar um oftalmologista regularmente para checar a saúde da sua visão do que esperar aparecer um problema mais sério, e que muitas vezes pode levar à perda da visão ou um grave comprometimento. Além disso, também existem algumas doenças oculares que não apresentam sintomas de início.
Portanto, selecionamos alguns sinais de que está na hora de visitar o oftalmologista. Se algum deles você notar que possui, não hesite em procurar o oftalmologista.

Nunca ter se consultado com um oftalmologista
Como mencionado no início do artigo: é fundamental passar pelo oftalmologista! Se você nunca foi, significa que é hora de marcar uma consulta! Mesmo que você não sinta nenhum sintoma ou nunca teve algum problema de visão.
Irritação nos olhos e lacrimejamento
Esses sintomas podem significar muitas coisas. Por exemplo: olho seco, sensibilidade à luz ou até mesmo a síndrome do computador.

Dores de cabeça e nos olhos
Uma dor de cabeça pode significar vários problemas e ser provocado por vários fatores. Quando essa dor se torna intensa, principalmente, na região dos olhos e sobrancelha, pode ser um sinal de problema ocular. Por exemplo: fadiga ocular digital (causada pela luz azul emitida por aparelhos eletrônicos), alguma inflamação ocular e até mesmo glaucoma.

Baixa acuidade visual
Se você anda com dificuldade para ler, reconhecer as pessoas na rua ou enxergar placas de trânsito, você pode apresentar algum erro refrativo, por exemplo: miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Também existem outras doenças que podem reduzir a acuidade visual. Por exemplo: ceratocone ou pterígio.

Vermelhidão ou inchaço
Existem vários motivos que podem deixar os nossos olhos vermelhos ou inchados, seja por exposição a fatores externos, como: cloro e radiação solar; ou por infecções bacterianas, ou virais. Exemplos de doenças relacionadas a vermelhidão: glaucoma, uveíte, esclerite ou conjuntivite.

Sensibilidade à luz
Alguns problemas oculares relacionados a este sintoma, são: degeneração macular relacionada à idade (DMRI), edema macular diabético, alguma lesão na córnea ou até mesmo em pessoas que trabalham durante muitas horas em frente ao computador.

Visão embaçada
Trata-se de uma sensação em que a pessoa enxerga de forma turva, como se tivesse uma névoa, que a impende de visualizar com tanta nitidez. Além disso, as cores também acabam perdendo sua vibração, ficando mais opacas. Exemplos de problemas oculares relacionados a esse sintoma são: catarata, presbiopia, glaucoma, DMRI e astigmatismo.

Visão dupla
Visão dupla pode estar ligada a vários problemas oculares. Por exemplo: problemas relacionados aos nervos ou músculos dos olhos, catarata, diferença de grau, estrabismo ou diabetes.

Manchas na visão
Há diversos tipos de manchas na visão. Alguns problemas que podem ser indicativos de doenças são: DMRI, hemorragia vítrea, descolamento de retina ou catarata.

Variação da visão
Se você está vendo nitidamente e de repente começar a enxergar embaçado, há um problema em sua visão. Essa variação pode ser causada por: olho seco, astigmatismo, e até mesmo em casos de pessoas com diabetes.
Forçar a vista para tentar enxergar ou movimentar o braço para tentar visualizar melhor
Se você precisa apertar seus olhos para tentar enxergar melhor, seja para ler um livro ou ver um filme, ou movimentar seu braço para conseguir visualizar melhor os objetos, isso são sintomas de que algum problema ocular pode estar ocorrendo, por exemplo: miopia e presbiopia.

Dificuldade para enxergar à noite
Se você enxerga cada vez menos quando a luz está baixa, especialmente à noite, pode ser um sinal de problemas na visão, como um início de catarata.

Dificuldade para distinguir cores
A doença ocular mais conhecida por apresentar a dificuldade de enxergar cores é o daltonismo. Contudo, também existem outras condições que podem alterar a capacidade de ver cores ou distinguir detalhes, por exemplo: catarata, a DMRI e o glaucoma.

Sensação de pressão nos olhos
Se você sente a sensação de que algo está pressionando o seu globo ocular, você deve procurar um oftalmologista, pois são indícios de glaucoma. Se o diagnóstico não for feito cedo, pode causar danos ao nervo óptico, levando à cegueira.

Ter mais de 40 anos
Se você tem mais de 40 anos, provavelmente apresenta algum grau de presbiopia. Além disso, também poderá apresentar catarata. Ambas são consequências do processo natural de envelhecimento do olho, que acometerá 100% das pessoas. Outra doença que pode surgir a partir dessa idade é a pressão do olho e de desenvolver glaucoma.
Histórico de diabetes ou hipertensão

O diabetes pode gerar a retinopatia diabética e outros problemas oculares. Já a hipertensão pode causar a retinopatia hipertensiva. Ambas evoluem lentamente e são assintomáticas de início, mas que progridem com o passar do tempo. Além disso, pode desencadear outras doenças oftalmológicas, e se não tratada a tempo, pode levar à cegueira como fase final.
Já faz mais de um ano desde a sua última consulta e o tempo determinado entre visitas não deve ser ignorado
Assim como em qualquer outro médico, você deve visitar seu oftalmologista regularmente, ao menos uma vez no ano ou conforme orientação médica. Esta é a melhor maneira de cuidar da saúde dos seus olhos.

Se você apresentou um (ou vários) desses sinais ou mesmo que não tenha sentido, mas nunca foi ou faz tempo desde a sua última consulta, agora você já sabe quando ir ao oftalmologista! Para ficar em dia com a saúde dos seus olhos, não deixe de se consultar periodicamente.

Dr. Flavio Sartori Junior
Medclin: R. Expedicionários, 1028 – Jardim Bela Vista, Cosmópolis
Telefone (19) 3812 9210
Clinical Cambuí
R. Dr. Antônio da Costa Carvalho, 287 – Cambuí, Campinas
Telefone (19) 3294 5115