Por que ensinar empreendedorismo?

Educadora associa a prática ao autoconhecimento

Descobrir competências e habilidades que podem e devem ser desenvolvidas desde cedo e ao longo de toda vida. A educação em uma sociedade democrática, que se propõe a formar cidadãos autônomos, responsáveis, solidários, participativos e inovadores, deve ser comprometida com os princípios da mentalidade empreendedora.
Diversos estudos demonstram que a atitude empreendedora pode e deve ser desenvolvida e gera efeitos benéficos tanto no indivíduo quanto na sociedade, pois um projeto de vida se revela por meio da transformação social para melhor, ou seja, no ato ético de se comprometer com o trabalho transformador.
A pessoa empreendedora tem maior chance de ser feliz, na medida em que se percebe dotada de competências e habilidades relacionadas ao protagonismo de vida, persegue o bem comum e constrói uma inserção social interdependente.
“A atitude empreendedora está relacionada ao compromisso de oferecer ao mundo o melhor de si”.

Fabiana R. Dester
Pedagoga e psicopedagoga, Professora de OPEE – Orientação Profissional, Empreendedorismo e Empregabilidade (sob a orientação de Léo Fraiman) no Colégio Objetivo Cosmópolis