Deus fez o homem à Sua semelhança e à Sua imagem. (Gêneses 1:26).
E disse Deus: Não é bom que o homem esteja só; Far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. (Gêneses 2:18).
Depois que o Senhor fez Eva, disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne, e ela será chamada mulher. (Gêneses 2:23).
Na verdade, os dois vieram da mesma família, mas, e hoje? Eu vim de uma família terrestrial, e minha esposa de outra família terrestrial, e eles de família celestial. Eu e minha esposa, criados em sistemas diferentes, será que concordamos em tudo? Não. Houve, sim, alguns desentendimentos, pois tem que existir um período de adaptação como tem que haver com todos os casais.
Como resolvemos os desentendimentos e outros problemas que surgiram nestes 57 anos de casados? Com compreensão, amor, sabedoria de ambas as partes, entendemos sim que nenhum dos dois é perfeito, mas, entendemos também que entre os casais, se houver um dos dois que considera mais perfeito que o outro, este é o mais imperfeito, por que não o mais ignorante? Mas disse um grande sábio: “Aos ignorantes se responde o silêncio, por isso, eu me calo”. Então, quando surgir alguma alteração de uma parte, que a outra não use de agressividade. Espere, dê um tempo, depois converse para resolver o assunto e, de preferência, comece uma oração, pois, assim, o Espírito Santo estará presente e ajudará a resolver as coisas da maneira do Senhor, da mesma maneira com os filhos, se assim fizerem, terão uma família bastante feliz.
Maridos, valorizem suas esposas. Esposas, valorizem seus maridos, pois, valorizem seus filhos, filhos, valorizem seus pais e também seus irmãos, pois, somente assim terão lugar no reino de Deus. A família foi instituída por Deus justamente para que aprendamos a viver em um sistema de comunidade, como disse Jesus a Seus discípulos: “Assim como Eu sou no Pai e o Pai é em Mim, Nós somos um, vocês poderão ser em Mim e no Pai, então seremos um”.
Quer dizer, unos de pensamentos, de palavras, de ações, sem discórdia, logo, a família existe para que aprendamos com ela a participar do reino de Deus. Então, comecemos hoje a nos amar, a nos respeitar, nos compreender, porque assim teremos um pedacinho do céu na terra. “Nossa Casa”.
Por Antônio Aquilini
Casado com Amélia há 57 anos