Além de doenças da cavidade oral, também podem ser transmitidas doenças sistêmicas como gripe, viroses, inclusive a COVID-19
A escova dental é um instrumento de higiene pessoal. Cada um de nós possui muitos tipos e quantidades diferentes de bactérias na boca. Sendo assim, não se pode compartilhar a escova de dentes com outra pessoa, pois bactérias de doenças gengivais, doenças periodontais e até mesmo herpes podem ser transmitidas nesse processo. Mesmo que a escova do outro esteja aparentemente limpa, não vemos as bactérias a olho nu.
Além de doenças da cavidade oral, também podem ser transmitidas doenças sistêmicas como gripe, viroses, inclusive a COVID-19.
Outro fator também que muitas pessoas desconhecem é a presença de bactérias encontradas nas fezes presentes na cavidade oral de alguns indivíduos. Por inúmeros motivos, um deles seria o local de armazenamento da escova, próximo a vasos sanitários, entre outras razões.
O mesmo acontece ao compartilharmos talheres. Nossa saliva possui inúmeras bactérias, boas e ruins, que são facilmente passadas de pessoa para pessoa nesse ato de compartilhar objetos, podendo ocasionar alterações na microbiota oral e até mesmo transmissão de doenças.