Por que não sou chamado para as entrevistas de emprego?

Quem nunca fez essa pergunta a si próprio? Por que será que não sou chamado para entrevistas, mesmo entregando um monte de curriculuns por aí? Muitas podem ser as causas de você nem ser chamado para uma entrevista. A verdade é que, muitas vezes, a falha não está no perfil do candidato, e sim, na forma que ele se apresenta para buscar a vaga. Veja algumas situações que podem excluir você de um processo de seleção sem ao menos você ser chamado para entrevista:

Curriculum errado: Lembre-se que o primeiro contato da empresa com você será seu curriculum, ou seja, ele tem que estar impecável. Não pode conter erros de português, tem que ser bem redigido, com informações claras e objetivas e tudo isso disposto num curriculum com começo, meio e fim (já falamos sobre a montagem de um curriculum).

Curriculum fora do perfil: Não adianta você ver uma publicação de uma vaga de emprego próximo do seu perfil e tentar ver se será chamado para a entrevista. Vamos ver o exemplo de uma vaga de Químico com formação superior. Se a vaga está pedindo curso superior, não adianta mandar com técnico químico. Isso é “queimar curriculum“. Isso serve para todas as vagas, só envie se realmente for o perfil da sua formação profissional.

Curriculum direcionado: Muitos candidatos buscam fazer um curriculum genérico, que serve para tudo, qualquer função. Esse é um grande erro, pois as empresas buscam profissionais especializados, e não os famosos “faço de tudo um pouco“. Isso não existe, não faça isso. Envie para uma função específica.

Respeite os prazos das empresas/recrutadores: Ansiedade é a palavra de momento, não aguentamos esperar, porém, as empresas e recrutadores têm um tempo entre receber os curriculuns, fazer o processo de seleção, chamar os candidatos e realizar o processo dos candidatos; tudo isso demora um certo tempo, por isso, não fique pressionando a empresa através de e-mails e ligações importunas, cobrando um retorno da referida vaga.

Não dispare curriculuns à toa: cuidado em ficar enviando curriculum para tudo que é empresa e para qualquer vaga, isso desvaloriza você como profissional e fica notório que você está desesperado e não consegue nada. Seja cauteloso. Valorize-se!

Redes sociais: Muitos candidatos são desclassificados por causa de redes sociais, postagens agressivas, fotos com bebida e fumo, comentários maldosos, tudo isso compromete sua imagem sem ao menos você saber. Filtre as fotos que publicar e comentários, as empresas já traçam um perfil do candidato somente pelas redes sociais; utilize as redes sociais a seu favor, não contra. Alguns candidatos acham que verificar o Facebook ou o Instagram da pessoa é invasão de privacidade, mas não esqueça que esses aplicativos são liberados pela própria pessoa. Hoje, as redes sociais é que mais tiram um candidato de um processo de seleção, mesmo antes dele ser chamado.
Outros fatores também podem influenciar na hora de você não ser chamado para entrevistas, como seu nome no Serviço de Proteção ao credito – SPC (algumas empresas consultam, embora seja incorreta essa prática), atestado de antecedentes criminais e também reclamações trabalhistas movidas pelo candidato.
O curriculum faz toda a diferença na hora de buscar emprego. Veja o que diz o Engenheiro Mecânico William Ap. Leme, 32 anos. “Quando fui fazer meu curriculum, achei que estava correto, mas, mesmo depois de 3 revisões por um profissional, existiam erros e, a cada novo emprego, o curriculum tem que ser revisto, pois, são necessários ajustes. Realmente, um curriculum correto ajuda muito em ser chamado para entrevista”.
Com mais de 15 milhões de desempregados no Brasil, as empresas têm um vasto cadastro de candidatos e a seleção desses acaba por ser mais criteriosa, haja vista o grande número de candidatos, pois, a cada erro, a cada informação não fornecida pelo candidato, a empresa acaba buscando aquele curriculum que mais contém informações, mas sem exageros.
Infelizmente, muitos candidatos ainda não se atentaram o quanto é necessário se preparar para buscar emprego, não é saindo em uma segunda-feira de manhã e entregar um monte de curriculum que você vai conseguir um novo emprego – isso é coisa do passado, as coisas mudaram muito. Busque se informar de como procurar um novo emprego. Você vai se surpreender com as mudanças na busca de uma recolocação.

Odair Camargo
Coach especialista em treinamentos e RH,
Headhunter

William Ap. Leme
Engenheiro Mecânico