Por unanimidade, com 11 votos, vereadores instauram a CEI – Comissão Especial de Inquérito

Objetivo é apurar supostas irregularidades na gestão da Saúde da Prefeitura Municipal

A Sessão da Câmara desta segunda-feira, 27 de novembro, teve início às 16h00 e término às 18h10. Houve duas Sessões uma ordinária e outra extraordinária.

A Câmara estava lotada. Houve tumulto e, por várias vezes, o presidente André Maqfran teve que chamar a atenção para que os ânimos não fossem aflorados e tumultuassem a Sessão. O presidente ameaçou suspender a Sessão caso o público não colaborasse, mas isto não aconteceu.

Público lotou a sessão. Foto: Câmara Municipal de Cosmópolis

O foco da Sessão foi a votação para abertura de uma CEI – Comissão Especial de Inquérito visando apurar supostas irregularidades apontadas em Requerimento de autoria do vereador Junior Vieira e assinado por Dr. Eugênio, Cristiane Paes e Renato da Farmácia.

Durante a Sessão, o vereador Junior Vieira passou no telão sua explicação sobre as possíveis irregularidades:

Segundo o site do Cismetro, a Dra. (médica) é credenciada, contratada pela Prefeitura como plantão médico, e que deve dar atendimento. Já no site da Prefeitura, ela é Diretora de Saúde. Segundo o prefeito, ela é auditora.

Queremos apurar atendimento de pessoas falecidas. Segundo um relatório analítico, Ana Paula faleceu no dia 14/03/2022 e consta como atendimento ou auditoria 30/06/2022. Assim também aconteceu com a Sra. Amélia, que faleceu no dia 20/03/2022 e foi atendida em 30/06/2022. Temos outra paciente, Rita, que teve auditoria posterior durante 03 vezes.

Temos outros indícios. Ex.: Atendimento aos finais de semana, recesso, feriados.

 No dia 30/04/23, a Sra. (médica) atendeu ou auditou 116 pacientes, e 30/04 era um domingo. Nas Unidades da Saúde, não tem atendimento aos domingos.

No dia 31/12/2022, último dia do ano, teve 144 atendimentos. Um sábado.

Continua, na data do seu casamento, teve 126 atendimentos ou auditoria.

No dia 07/07/2023, mais de 100 documentos auditados ou atendimento.

Em  03/01/2023, atendeu 216 documentos”.

Por unanimidade, com 11 votos, os vereadores instauraram a CEI – Comissão Especial de Inquérito. Lembrando que são 12 vereadores, porém, o presidente André Maqfran não vota.

 

Nota da Redação: A médica tem direito de resposta, caso queira se pronunciar.

 

 

Após votações, foram escolhidos presidente, relator e membros da CEI

Vereadores Elcio Amâncio, Adriano França, Junior Vieira e Renato Muniz. Foto: Câmara Municipal de Cosmópolis

Houve duas sessões nesta data. Nesta segunda sessão extraordinária, os vereadores escolheram, por “proporcionalidade de partidos”, 8 vereadores que seriam escolhidos: presidente, relator e dois membros da CEI. Desses 8 vereadores, seriam escolhidos no final 04 deles, com a função de Presidente da CEI, Relator e 02 Membros.

O presidente da Câmara, André Maqfran veio até próximo do público e chamou um cidadão, como pessoa neutra, para que ele tirasse 04 nomes. Foram sorteados os vereadores Adriano, Junior Vieira, Renato Muniz e Elcio Amâncio.

Depois, os quatro se reuniram e assim ficou a escolha final: Presidente: Junior Vieira; Relator: Adriano França; e Membros: Elcio Amâncio e Renato Muniz.

 

 

Antes da Sessão, Prefeito Junior Felisbino fez pronunciamento através de Live

Prefeito Junior Felisbino durante live. Foto: Reprodução redes sociais

O prefeito Junior Felisbino, que iria fazer um pronunciamento na Câmara Municipal antes do início da votação, não teve o consentimento da Casa de Leis.

Ele realizou um pronunciamento através de Live nas mídias sociais. Veja:

Sobre esta live, quero passar informação de utilidade pública.  Sobre a abertura de CEI, que hoje os vereadores irão votar, essa CEI não apura responsabilidade minha enquanto prefeito, e sim responsabilidade médica de servidor público.  Me reuni hoje de manhã com 7 vereadores no gabinete, dos 8 vereadores da base, juntamente com o presidente da Câmara para falar sobre estas denúncias. Na semana passada, quando tomei conhecimento das acusações, chamei a médica e o Secretário de Saúde em meu gabinete para ouvi-los.

Abri sindicância para ver se há irregularidades. Respeito muito a médica e o Secretário.

Hoje (27/11) eu ia usar a Tribuna da Câmara, eu já estava pronto. Na semana passada, chamei os vereadores em meu gabinete, mas não vieram, fiquei esperando.  Percebi que o jogo é político e querem desgastar minha imagem enquanto gestor.  Não é tudo que acontece na Prefeitura que eu fico sabendo; obviamente, sei que tenho que cuidar de uma cidade inteira, mas confio na boa fé das pessoas.

Se houver irregularidades, vamos punir, doa a quem doer. Nunca joguei poeira pra baixo  do tapete, quero transparência. Quero deixar um recado aos vereadores, quero que vocês apurem até o final, que não haja politicagem, que não haja palanque político.

Tivemos um fim de semana maravilhoso com desfile cívico e esquadrilha.

Isso nos deixa pensativo, por que agora neste momento entram com este pedido?  Num momento que estamos fazendo tanto pela cidade. É um jogo político. Mas o jogo político pode ter consequências.

Se na frente a comissão apurar que não houve má fé, irregularidade, que venham aqui a público  e digam “nós erramos”,  que não houve irregularidades. Tomem cuidado com acusações.

É um ano pré-eleitoral. Não devo absolutamente nada. Meu nome não está envolvido em nada.

Além de um julgamento político, que seja feita justiça.

Seguimos trabalhando, e muito. Tenham certeza,  todo povo cosmopolense, que vocês têm um prefeito sério, que trabalha muito e meu gabinete e minha equipe estão de portas abertas”.