Posso dar ração de gato para o cachorro ou vice-versa?

Cada ração é desenvolvida para atender as necessidades nutricionais de cada espécie

A resposta é não. Talvez não venha a fazer mal se por um descuido um comer a ração do outro, mas substituir uma ração pela outra definitivamente pode trazer grandes prejuízos à saúde do animal. Cada ração é desenvolvida para atender as necessidades nutricionais de cada espécie, com concentrações específicas de cada nutriente.
A ração de cachorro é mais rica em carboidratos, vitamina D, ferro e cálcio, por exemplo, e possui menos aminoácidos, proteínas e gorduras se comparada à ração de gatos. A ração de gatos possui aminoácidos como a taurina, arginina e metionina, que são considerados essenciais para a saúde e não são sintetizados por conta própria, sua reposição é feita pelo consumo da ração específica para gatos.
No caso dos gatos, além da ração seca, é recomendado o fornecimento das rações úmidas, ou seja, dos sachês, principalmente para os que não têm o hábito de beber muita água, pois ajudam a manter a hidratação e evitar problemas urinários e renais.
Como alguns cães são comilões, o mais comum de ocorrer são os cães quererem comer a ração do gato, mas isso não deve ser estimulado, já que a maior quantidade de proteína dessa ração pode causar problemas de saúde nos cães. Uma forma de evitar isso é colocar a ração do gato em um lugar mais alto, onde os cães não alcancem, porém, o gato alcance com facilidade.
Outro ponto importante sobre as rações é fornecer a ração adequada para o porte e a idade do animal. No caso dos cães, existem rações para porte pequeno, médio e grande. E tanto para cães ou gatos, as rações se dividem de acordo com a fase de vida do animal, sendo para filhotes, adultos ou idosos (sênior).
Atualmente, existe uma variedade enorme de rações nos mercados e pet shops, ficando até difícil saber qual a melhor opção para seu cão ou gato. É importante saber que as rações se dividem em Standard (linha de combate ou comercial), normalmente essas são vendidas em mercados, Premium e Super Premium, que são rações normalmente vendidas em pet shops e possuem uma qualidade de matérias-primas diferenciada, apresentando uma digestibilidade e absorção dos nutrientes muito melhor.
As rações Standard, embora tenham um menor custo e sejam mais acessíveis, não possuem um bom custo-benefício como muitos imaginam, pois o animal precisa consumir uma quantidade diária maior dessa ração para suprir suas necessidades diárias de manutenção. É aconselhável utilizar rações Premium ou Super Premium, que possuem ingredientes de alta absorção e aproveitamento pelo animal, fazendo com que o animal necessite de porções diárias menores para a sua saúde e saciedade. A diferença também será visível na aparência da pelagem, saúde da pele, aporte muscular e até na diminuição da quantidade de fezes, ou seja, há um melhor custo-benefício.
Outra dica é comprar sempre as rações em suas embalagens originais, para se ter acesso as informações nutricionais e conferir a data de vencimento. É muito importante ler as informações da embalagem, observando a qualidade da matéria-prima utilizada na fabricação, assim como a quantidade que deverá ser fornecida ao animal de acordo com sua idade ou peso, pois essa quantidade varia muito de ração para ração e vem descrita na embalagem por meio de uma tabela.

Natalia Idalgo de Queiroz
Médica Veterinária
CRMV – SP 23.967