Praças históricas

A principal função de uma praça é a socialização; integrar a comunidade local e visitantes, proporcionando momentos de lazer

Praça é um espaço urbano sem edificações, é um local cujo objetivo é a valorização do meio ambiente natural e normalmente possui objetos simbólicos para a cidade ou de referência estética, como estátuas ou monumentos.
A principal função de uma praça é a socialização; integrar a comunidade local e visitantes, proporcionando momentos de lazer. É onde ocorrem eventos sociais, atividades de lazer, atividades comunitárias e essencialmente deve ser um ponto de encontro livre do tráfego de veículos.
As praças nasceram na antiguidade, começaram a surgir na sociedade grega e na romana, eram chamadas de ágora ou fórum. Eram locais utilizados para transmitir cultura e conhecimento, para expor ideias, tomar decisões, realizar assembleias, disputas atléticas e gladiadoras. Também eram locais para encontros religiosos e comércio.
Durante a Idade Média, as praças eram utilizadas para variados fins, como execuções, funerais, casamentos, comércio e fins religiosos e, geralmente, eram um espaço vazio entre as edificações. Com o renascimento e o barroco, as praças ganham um novo sentido, pois com a concepção nova de vida urbana, a abordagem era mais voltada para um local mais elaborado, mais planejado e a função não era somente funcional, como também social, trazendo espaços onde fosse possível relaxar e contemplar paisagens e obras de arte.
Em tempos mais modernos, a praça era ponto de encontro dos jovens. Em Cosmópolis, não foi diferente. Aos fins de semana, especialmente aos domingos, tanto as famílias como as moças e os rapazes vestiam sua melhor roupa para passear pela praça.
Na antiga Praça da Estação (nome recebido por ser próxima à estação de trem) e atual Praça Major Nogueira, enquanto as músicas tocavam nos alto-falantes do locutor Ali Babá, as moças iam e vinham de braços dados e os rapazes andavam em círculos, buscando maneiras de chamar a atenção. O vai e vem era constante, subindo e descendo a Avenida Ester, trocando olhares. O nome dessa prática era footing e a paquera se chamava flerte.
Essa praça foi criada no início das obras da estação de trem da Carril Agrícola Funilense, a sua inauguração foi em 1920. Essa é a primeira praça pública da nossa cidade e merece destaque como ponto histórico de grande importância.
Em 1955, a praça Major Artur Nogueira passou por uma grande reforma, foi ampliada, os jardins foram revitalizados, o primeiro coreto foi demolido, foi construído o coreto que conhecemos hoje, assim como o banco dos namorados, os bancos de granilite, com patrocínio dos comerciantes da época, herança deixada para a atualidade. Foi construída também a Fonte Tulipa, demolida em 2006.
Atualmente, ela é centro de muitos eventos, que atraem pessoas de várias cidades da região. Já sediou, muitas vezes, a tradicional Festa do Imigrante, assim como as Festas de Aniversário da cidade, recebendo celebridades como Fábio Junior e André Valadão, em muitos momentos foi palco de festas de carnaval, festivais de inverno e também de Natal, recebendo decoração e vários eventos natalinos.
Outra praça que merece olhar atencioso é a da Torre do Castelo. Símbolo do desenvolvimento da cidade, é o marco do início do abastecimento de água em Cosmópolis. A praça possui vários objetos do tempo da inauguração da estação e adorna o Castelo, que está localizado entre as ruas João Aranha e Monte Castelo.
A Praça da Matriz também merece destaque. Foi inaugurada em 1991 e o projeto é do brilhante arquiteto Beto Spana, que projetou algo além do seu tempo, com bancos de concreto integrados com os jardins. Foi construído um chafariz, que ficou famoso por possuir jatos de água coloridos, iluminados com jogos de luzes. A praça também expõe o busto do Paulo de Almeida Nogueira, em homenagem ao patrono da cidade.
Essa praça também recebeu muitos eventos, como o histórico show de aniversário da cidade dos Demônios da Garoa, em 2001. Sediou também muitas edições de Festas de Natal, Feiras de Artesanato, encontro de corais e eventos de Food-Truck, atraindo muitas pessoas da cidade e da região.
Nos dias atuais, o conceito de praça é que não seja apenas um local de lazer. Precisa, também ter o objetivo de proporcionar qualidade de vida, pois permite inter-relação entre as pessoas e, consequentemente, entre moradores e visitantes de uma localidade.

Texto: Letícia Atmann Frungilo

Secretaria de Cultura e Turismo de Cosmópolis

Facebook: Turismo Cosmópolis