Praticar Pilates na gravidez é perigoso ou indicado?

Vanessa de Almeida Camargo, especialista em Saúde da Mulher Crefito-3/ 131283-F Atende na Active Pilates e Fisioterapia. Rua dos Expedicionários, 824, salas 1 e 2, Centro

Durante a gravidez, a prática de exercícios físicos é, muitas vezes, questionada. Mas, e o Pilates? Ele pode ajudar ou traz riscos se praticado durante a gestação? Acompanhe as dicas e opiniões de uma especialista.
“O Pilates ajuda a prevenir possíveis dores na coluna causadas pelas alterações fisiológicas na gravidez, previne a diástase, além de usufruir de todos os benefícios da prática para a gestante e o bebê.
Essa decisão deve sempre ser tomada juntamente ao médico que acompanha a gestante no pré-natal. Se estiver tudo bem, pode continuar até o fim da gestação”, esclarece Vanessa de Almeida Camargo, especialista em Saúde da Mulher.
Caso a gestante não seja adepta ao método, é recomendado que espere o final do primeiro trimestre, que é o período mais crítico. “Alguns exercícios são contraindicados. Cada fase da gestação tem os exercícios mais indicados”, explica. Ela ainda completa que “os benefícios são o fortalecimento e alongamento muscular, prevenindo as possíveis dores na coluna causadas pelas alterações fisiológicas na gravidez; melhora do padrão respiratório e da qualidade do sono, que contribui para a diminuição do estresse e da ansiedade; melhora da circulação sanguínea, o que previne a retenção de líquidos; melhora do equilíbrio e postura por meio do fortalecimento muscular, amenizando as possíveis dores na coluna, causadas pelo peso da barriga, que, por sua vez, altera o centro de gravidade nos últimos meses de gestação; aumento da autoestima do relaxamento e sensação de bem estar; aumento da consciência corporal; auxilia no trabalho de parto e na recuperação do pós-parto”, conclui a especialista.