Prazo para recadastramento biométrico está acabando

A Biometria Digital tem sido motivo de campanha de alerta para o Tribunal Superior Eleitoral durante todo este ano de 2019. A obrigatoriedade na atualização deste cadastro implica diretamente no cancelamento do título do eleitor.

Consequências
Sem o título de eleitor, não é possível emitir passaporte nem carteira de identidade. Se tiver função ou emprego público, fica sem receber o salário. Empréstimos em bancos públicos também não irão acontecer. Além disso, o documento é necessário para se matricular em instituições de ensino.

Como funciona?
Na biometria – ou cadastro biométrico –, a Justiça Eleitoral faz a coleta e a inclusão da impressão digital, assinatura e foto, para serem usados na votação e impedir que outras pessoas votem por outras.

Quais são os documentos necessários?
Os documentos que devem ser levados ao Cartório Eleitoral para fazer o seu cadastro biométrico são: documento oficial brasileiro de identificação com foto, comprovante de residência atual e o título de eleitor (se o tiver).
Para homens com mais de 18 anos (até os 45 anos) que, além de fazerem a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto a Justiça Militar.

Rápido e gratuito
O cadastro e a revisão biométrica são serviços gratuitos. Para realizá-los, só é preciso levar os referidos documentos. Se o Cartório Eleitoral realizar agendamento prévio, o atendimento é ainda mais rápido!

Maiores de 70 anos não precisam se preocupar!
Com a obrigatoriedade do recadastramento e toda a campanha, idosos com 70 anos de idade ou mais, com voto facultativo, passaram a questionar a Justiça Eleitoral sobre a obrigatoriedade do procedimento. Vale lembrar que, para esta faixa etária, a falta do recadastramento biométrico não prejudica suas vidas civis, como perda de aposentadoria ou cancelamento de CPF.

Sou eleitor de uma cidade. Posso fazer a biometria em outra?
Só é possível fazer a biometria na cidade onde você votará nas próximas eleições. Se você é eleitor, por exemplo, de Juiz de Fora (MG), é só lá que você pode fazer o seu recadastramento biométrico. Se você estiver passando férias, por exemplo, em Belo Horizonte (MG), não adianta querer se adiantar e fazer a biometria na Capital mesmo, a não ser que você queira transferir o seu título para lá. No caso de eleitores de cidades menores, é importante saber em qual cidade fica a sede da zona eleitoral que cuida do município onde vota.

Cosmópolis
No Cartório Eleitoral de Cosmópolis, apenas 56% do eleitorado realizou o recadastramento. Pedro Lucas Cabral, Chefe de Cartório, alerta para o fim do prazo. “É um número relativamente baixo em relação ao público que ainda precisa se acertar com a Justiça Eleitoral. Estamos realizando chamadas, plantões e alertando para o prazo que se encerra muito em breve”.

O Cartório da cidade de Cosmópolis fica localizado na Rua Santa Gertrudes, 496 – Centro.