Prazo vai até o dia 04 de maio para emitir, transferir ou regularizar o título de eleitor

Saiba como tirar ou atualizar o documento

Gabriel da Costa Deangelo Estudante

Otacir Fontana Aposentado

Cerca de 3,8 milhões de brasileiros têm entre 15 e 19 anos. Boa parte deles poderão votar, neste ano, pela primeira  vez. Cerca de 850 mil jovens de 15 a 18 anos já emitiram o título de eleitor em 2022, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O prazo para emissão de novo documento, transferência ou para regularização do título – no caso de o cidadão não ter votado junto à Justiça Eleitoral vai até o dia 4 de maio. Neste ano, o título pode ser emitido digitalmente por meio do título-net.
Gabriel da Costa Deangelo, estudante de 16 anos, diz que vai votar neste ano, mesmo não sendo obrigado por lei. “Pela lei, eu não sou obrigado a votar e nem eleger candidatos políticos. Porém, eu acredito ser importante que todos tirem seu título de eleitor (não só nesse ano de eleição em específico, mas também nos outros).
Escolher um candidato e estudar sobre o seu trabalho são fundamentais para escolhermos os líderes ideais para o governo do país”, diz.
Otacir Fontana, aposentado, de 71 anos, também não tem obrigação legal de votar, mas possui título de eleitor ativo e afirma que “o voto não era para ser obrigado, e sim, um ato de patriotismo, onde, de uma maneira simples e de muita importância, iremos escolher os responsáveis pela administração de nossa pátria, ato no qual os eleitores vão às urnas de uma maneira empolgante – é onde mostramos o valor de ser brasileiro. Acho que nós devemos analisar bem todos os candidatos e as propostas para depois escolher e votar com responsabilidade para um futuro melhor”.

Justificativa e pendências
Se não votar, o cidadão precisa preencher um formulário de justificativa para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Se a pessoa não fez nenhum dos dois nas últimas eleições, precisa pagar uma multa. Caso a pessoa tenha pendências, além da impossibilidade de exercer o direito ao voto, fica impedida de tomar posse em concursos públicos. “Eu cito esses dois exemplos que fazem parte do dia a dia da vida dos brasileiros e que a falta às eleições pode acarretar prejuízos então para outras áreas, para outras esferas da vida”, pondera o Juiz Federal, auxiliar da Presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira.
As eleições deste ano ocorrem no dia 2 de outubro. Serão eleitos candidatos para os cargos de presidente, governadores, deputados federais, deputados estaduais (ou distritais, no caso do DF) e um senador por estado.

Saiba regularizar título de eleitor pela internet
1. A primeira etapa é verificar se tem alguma pendência com a Justiça Eleitoral, como multas de eleições anteriores;
2. Caso tenha alguma multa, pode gerar a Guia de Recolhimento da União neste link, é importante ter as informações como número do título. Neste ano, a multa pode ser paga pelo celular por Pix e até por cartão de crédito, além dos métodos tradicionais, como ir a uma Casa Lotérica;
3. Prepare as cópias digitais da documentação necessárias para a solicitação na plataforma título net.

Como tirar o primeiro título
1. Acesse o site do título net ou baixe o aplicativo e-título em seu celular;
2. O cidadão precisa enviar fotografias segurando o documento oficial com foto para comprovar a autenticidade do processo.
3. Cópia digital de um documento com foto (RG, CNH, passaporte) que tenha os dados como filiação, data de nascimento, naturalidade e nacionalidade.
4. Cópia digital de comprovante de residência atualizado;
5. Certificado de quitação do serviço militar (para homens entre 18 e 45 anos).

Fonte: Brasil 61