A maioria dos motoristas que abasteceu seus veículos com etanol, na última semana de junho, já sentiu diferença no preço do litro. Segundo levantamento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), juntamente com uma pesquisa realizada pela equipe do Jornal GAZETA de COSMÓPOLIS, a queda na média do preço do etanol foi de 7% da segunda semana à última semana de junho.
No dia 29 de junho, quarta-feira, a equipe do Jornal GAZETA de COSMÓPOLIS pesquisou o preço do etanol nos 12 postos de combustíveis da cidade. O etanol registrou preço mínimo de R$ 2,05 e máximo de R$ 2,29 (sendo que apenas um posto apresentou este último valor).
A queda do preço do etanol se deve à entrada da safra de cana-de-açúcar, que impulsionou a fabricação do combustível nas usinas, fazendo com que o valor de mercado baixasse cada vez mais.
A consumidora cosmopolense Valmira Andrade Rodrigues, de 50 anos, afirma que foi um alívio a queda do preço do etanol. “Antes, nós abastecíamos apenas o suficiente para conseguirmos cumprir nossas atividades rotineiras, porque o preço do álcool estava absurdo! Hoje, sentimos no bolso essa queda e, sempre que possível, enchemos o tanque”, opina a dona de casa.
O valor da gasolina, 27% composta por etanol anidro, também apresentou queda em seu valor nos postos de Cosmópolis, mesmo que não tão significativa quanto o etanol.