A Escola Estadual Francisco Fontinha do Nascimento sempre foi conhecida como Escola ‘da Usina’ pela maioria dos moradores da cidade de Cosmópolis. O motivo, obviamente, é pela localização da escola que, mesmo em estado de abandono, se encontra nas dependências da referida empresa, mas a escola não tem vínculo nenhum com a empresa Usina Ester.
Há aproximadamente seis anos, suas atividades foram encerradas e, apesar de questionada, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não se pronunciou sobre o detalhe ou justificou o fim das atividades.
Uma triste realidade para os alunos e profissionais que frequentaram a instituição é a constatação do prédio completamente em ruínas atualmente. Em uma breve visita ao local, é possível visualizar a grande quantidade de mato que cercou o que restou da estrutura, que também foi completamente destruída com o tempo.
Ainda por determinado tempo, o local foi usado como um campo de Paintball, o que trouxe um aspecto ainda maior de destruição, já que buracos enormes foram feitos na maioria das paredes que dividiam as salas e corredores como rota de saída e fuga para os praticantes da atividade. Além disso, tintas, telhas e até a carcaça completa de um carro estão pelo local, evidenciando a montagem de um cenário propício para a prática dos jogos.
Não restou sequer uma sala de aula sem paredes destruídas ou danificadas; portas, janelas e torneiras também já não existem mais. No antigo pátio, não há mais telhado ou cobertura e todo o prédio está aberto para quem quiser entrar, ocasionando ainda mais riscos para possíveis frequentadores mal intencionados.
A equipe do jornal Gazeta de Cosmópolis entrou em contato com a Diretoria Regional de Ensino de Limeira, mas, a mesma só se pronunciou através da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Vários questionamentos foram feitos, como:
1- Existe a possibilidade da concessão deste prédio?
2- Se sim, seria para a Prefeitura Municipal de Cosmópolis?
3- Este processo é demorado?
4- Quanto tempo levaria e quais os procedimentos para que isso aconteça?
5- Existe a possibilidade da reativação do prédio?
6- Existe a consciência de que este prédio em estado de abandono traz riscos para a segurança do município?
Apesar disso, o órgão se limitou em responder apenas que “A Diretoria Regional de Ensino de Limeira informa que há um processo em andamento para doação do prédio para a Prefeitura Municipal de Cosmópolis, interessada em seu uso. A doação ocorrerá após o término do período eleitoral, quando fica proibido este tipo de ação.”
A equipe do Jornal GAZETA de COSMÓPOLIS também entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, que se prontificou em se manifestar, mas, até o fechamento desta edição, não houve posicionamento oficial.