Prefeito assina decreto que cria a Feira do Produtor Rural em Cosmópolis

A cerimônia de assinatura foi realizada na Escola Alemã onde acontece o curso para os produtores rurais da cidade

O curso é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Cosmópolis por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural de Campinas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), entidade que tem o objetivo de organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.

A Feira do Produtor Rural de Cosmópolis vai acontecer semanalmente, a partir de 04 de outubro, na Praça da Bíblia, das 17h às 21h e terá o apoio técnico e estrutural da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, do Senar e do Sindicato Rural de Campinas nas primeiras quatro edições. A partir daí, segundo explicou Marcia Rosane Marques, coordenadora do projeto, os produtores estariam capacitados para seguir adiante sozinhos.

“A capacitação é feita em 9 módulos. São 272 horas de curso realizado nas dependências da Escola Alemã e aproveito a oportunidade para agradecer a Associação pela cessão do espaço. Agradeço também o empenho do prefeito José Pivatto, sem o qual nada disso estaria acontecendo”, disse Marcia Marques.

Os assuntos abordados no curso, que termina em novembro e ministrado pelo Instrutor do SENAR, Diogo Shinohara, vai desde a apresentação adequada dos produtos, as boas práticas, a divulgação e o processo de compra e vendas até a construção dos “stands” personalizados feitos pelos próprios participantes do curso com material fornecido pelo SENAR. Além deste material, o SENAR também fornece o uniforme utilizado pelos novos feirantes.

“Desde o início me apaixonei pelo projeto que ensina o nosso produtor a explorar com eficiência aquilo que ele tem em sua propriedade. Com a Feira instituída a partir de agora, ganha o produtor rural que passa a fazer a venda direta e ganha o consumidor final, tanto na qualidade dos produtos quanto no preço. A escolha do local onde vai acontecer a Feira, a partir de outubro, não foi por acaso. A Praça da Bíblia é uma área movimentada e que vai garantir bastante visibilidade para a Feira do Produtor Rural de Cosmópolis”, disse Pivatto.

“O Sindicato Rural de Campinas (SRC) tem atualmente como base territorial os municípios de Campinas, Cosmópolis, Paulínia,Sumaré e Hortôlandia onde existem aproximadamente 1500 propriedades rurais produtivas. Nosso objetivo é ajudar os produtores rurais da nossa região a agregar valor nos seus produtos. O desafio é manter o produtor no campo e incentivá-los a produzir mais e com mais qualidade”, disse o presidente do SRC, Francisco Nogueira, que agradeceu o prefeito José Pivatto pelo empenho e ao legislativo local.

O SENAR atende, gratuitamente, milhares de brasileiros do meio rural, todos os anos, contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.