Governador do Estado, Tarcisio, também promete ajudar a cidade
O prefeito Junior Felisbino assinou o Decreto 5.989, de 09 de março, declarando ‘situação de emergência’ no município de Cosmópolis, em razão da redução da quantidade de água potável do município, em decorrência do rompimento/colapso de barragem, que ocorreu na madrugada desta quinta-feira (09), considerando o grande volume de água perdido do reservatório, que é responsável pelo abastecimento de todo o município; a necessidade de medidas estratégicas de emergência, incluindo captação de água por fontes alternativas e seguras, como as águas subterrâneas, o abastecimento através de caminhões-pipa e incentivos para a redução do consumo de água para fins não prioritários; entre outros.
O Decreto também autoriza a Defesa Civil do município de Cosmópolis nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas, bem como solicitar cooperação técnica e financeira aos demais entes federativos.
Ainda segundo estabelecido no Decreto, se necessário e em caso de risco iminente, as autoridades administrativas e os agentes de proteção e defesa civil estão autorizados a isolar o perímetro local necessário a atuação emergencial para a realização de obras de manutenção e segurança e proteção da população; usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior se houver dano; adentrar em residências para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação.
Também é dispensável a licitação nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens públicos ou particulares.
Governador do Estado, Tarcísio, também promete ajudar a cidade
O Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, durante conversa via telefone com o Prefeito Junior Felisbino nesta quinta-feira, prometeu ajudar a cidade para restabelecer o abastecimento de água a toda população.
Segundo ele, “vamos enviar técnicos para o município para que avaliem a situação”. Ele também reforçou que vai dar todo apoio com o fornecimento emergencial que Cosmópolis precisa.
O prefeito Junior Felisbino enfatizou a urgência em fazer uma intervenção na barragem para reconstruí-la. Para que seja feita a reconstrução da barragem, a chuva deve parar e o nível da barragem tem que normalizar a vazão.
A cidade tem uma nova adutora e, segundo Junior, se ele “conseguir colocá-la em funcionamento, não deixaria faltar água para abastecer a cidade”.
Pronunciamento do prefeito
No fim da tarde desta quinta-feira (09), o prefeito Junior Felisbino fez um pronunciamento nas redes sociais sobre o rompimento do ‘Paredão’ da Represa.
Segundo ele, foi formado um ‘comitê de crise’ para acompanhar todo o andamento da situação. “Precisamos colocar aqui duas bombas para fazerem a sucção da água para a cidade ficar abastecida. Só com as bombas que nós temos, não vamos conseguir fazer o abastecimento. Perdemos 75% da capacidade da represa. Temos 25% da nossa capacidade”, disse o Prefeito.
Além da perda de água, a cidade também teve danos ambientais. “Nós vamos passar por momentos difíceis nos próximos dias e peço a colaboração da população para economizar água. Use a água somente para o essencial”, pediu o Prefeito.
A Defesa Civil do Estado de São Paulo esteve em Cosmópolis, além da equipe do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), “que vai enviar já na segunda-feira uma draga para fazer o desassoreamento de uma parte da lagoa em frente a ETA (Estação de Tratamento de Água). Este processo já estava no cronograma e foi antecipado para agora diante desta calamidade”, esclareceu o Prefeito.
As aulas nas escolas estarão suspensas nesta sexta-feira (10), mas serão retomadas na segunda-feira (13). “Conseguimos mais de 6 caminhões-pipa para fazerem a entrega da água das escolas para ficarem abastecidas caso a água não chegue através da ETA”, informou o Prefeito.
O acesso à ETA, através da Rodovia Professor Zeferino Vaz será reaberto para que as máquinas possam chegar à represa e dar início ao trabalho de desassoreamento.