Prefeito faz vídeo de esclarecimento à população

Ele afirma que não haverá lockdown em Cosmópolis

No início da noite desta quarta-feira (17), o Prefeito Junior Felisbino fez um vídeo que foi divulgado na página oficial da Prefeitura, fazendo esclarecimento à população sobre a possibilidade de lockdown em Cosmópolis.

Ele iniciou o pronunciamento afirmando que “esta foi a semana mais difícil desde o início de seu Governo”.

Na terça-feira (16), ele participou de uma reunião com os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para falar sobre a questão da COVID-19, a questão da saúde pública. Segundo ele, “a toda hora, tem alguém ligando, perguntando, falando das ações do Governo do Estado e eu gostaria de falar para vocês o seguinte: aqui no município, e hoje, inclusive, também circulou a notícia de lockdown. Eu acompanhei atentamente a coletiva do Governo do Estado de São Paulo e não foi decretado lockdown no Estado e não será decretado lockdown em Cosmópolis neste momento. Nós estamos tomando todos os cuidados necessários no Paço Municipal, trabalhando por tele-trabalho, WhatsApp, internet, e-mail, atendimento não-presencial”.

Educação

Junior esclareceu que “a rede municipal de Educação vai voltar só a partir do dia 27 de abril, com todos os cuidados necessários para que as aulas voltem de maneira muito segura”.

Saúde

Segundo Junior, “na Saúde, estamos licitando, aqui na Prefeitura, para fazermos um posto de saúde específico da COVID-19. Tenho certeza que já vamos inaugurar na próxima semana, para não sobrecarregar as Unidades Básicas de Saúde”.

Falando ainda de saúde, o nosso hospital tem 55% dos leitos para atendimento ambulatorial e uma capacidade que já ultrapassou os 80% dos leitos de UTI. Realmente, é uma situação muito preocupante, difícil, que estamos vivendo. Mas, eu gostaria de dizer a vocês que, neste momento, nós não teremos lockdown em Cosmópolis. Nós vamos seguir o Plano do Estado de São Paulo, nós vamos seguir o Plano de Imunização”.

1020 doses de CoronaVac

Junior disse que “temos uma boa notícia: chegaram hoje, em Cosmópolis, 1020 doses da vacina CoronaVac, que nós aplicaremos, ainda esta semana, nas pessoas com idade entre 72 e 74 anos de idade”.

Prevenção

“Deixo a todos vocês um abraço, pedindo que tomem cuidado, respeitem o distanciamento social, com um metro e meio de distância um do outro, lavem sempre as mãos, higienizem-se. Você que é lojista, os locais que estão funcionando, usem álcool em gel, máscara, mantenham o medidor de temperatura… Não é fácil este momento; o município está fazendo a parte dele e, como eu disse a vocês, um momento difícil, o problema está maior, é a semana mais difícil do nosso governo, mas, nós vamos superar, tenho certeza disso. Com muita fé, com muita esperança de dias melhores. Um abraço forte e fiquem com Deus!”, finaliza Junior.