Prefeito Junior Felisbino anuncia novos decretos da COVID-19

Supermercados terão restrição de acesso para somente uma pessoa por família

O Prefeito Junior Felisbino fez um pronunciamento através das redes sociais para divulgar nova atualização da fase emergencial. Entre várias medidas já em andamento, ele anunciou dois novos decretos para o combate à COVID-19 e ainda fez um apelo à população para que contribua com o isolamento social.

“Não é uma situação fácil; realmente é muito difícil e é necessária não só a atuação do Governo do Estado e do município, mas, uma atuação em conjunto com a população. Sozinhos não vamos chegar a lugar algum, mas numa ação ordenada, numa ação conjunta, pensando em governo, entidade, munícipes, tenho certeza que vamos fazer a diferença”, disse o Prefeito.

Veja alguns pontos:

Isolamento social

No sábado (27), Cosmópolis atingiu 48% de isolamento social, de acordo com o site do Governo do Estado (www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento). Das 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Cosmópolis ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Monte Mor, que ficou com 54%.

Apelo

O Prefeito fez apelo para as pessoas que testaram positivo para doença para que fiquem em casa isoladas. Não devem sair para comprar medicamentos e/ou trabalhar. “Quem testou positivo tem que ficar em quarentena, cumprindo os protocolos para não contaminar outras pessoas, um membro da família. É importante ter respeito pelo próximo”, apelou Junior.

Testes

“Não estão faltando testes na cidade. Estamos licitando outros testes também para que não falte”, afirmou Junior.

Maior número de mortes em uma semana

A cidade teve o maior número de mortos em uma semana este ano. “De domingo até hoje, foram enterradas 26 pessoas, incluindo COVID e outros motivos. De quinta para sexta, foram 4 pessoas que faleceram em virtude de COVID-19. Se juntarmos os óbitos em investigação, também poderemos chegar ao maior número de mortos até hoje… quase 10 pessoas na cidade por COVID-19”, noticiou Junior.

Barreiras sanitárias

“Os 20 municípios da RMC estão fazendo barreiras sanitárias, inclusive, Cosmópolis”, afirmou Junior. Ele ainda esclareceu que a cidade não tem pessoal suficiente para ficar o dia todo nas entradas da cidade e estão sendo priorizados os horários de pico. O trabalho é de orientação e conscientização porque não é possível impedir o direito de ir e vir das pessoas.

Trabalho da Promoção Social

“A Promoção Social, de janeiro até agora, entregou 1160 cestas básicas”, disse Junior.

Novas vagas de leitos clínicos e UTI

Novas vagas disponíveis para atender nossa região, incluindo Cosmópolis, através do sistema CROSS (Central de Regulação de Serviços de Saúde).  “Foram contratadas 40 novas vagas de UTI no AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em Campinas. Mais 40 vagas de enfermaria no Hospital de Sumaré”, falou Junior.

Mais 10 leitos em Cosmópolis

Na segunda-feira (29), será encaminhado, para a Câmara Municipal, um Projeto de Lei, autorizando o Executivo Municipal a contratar, com a Santa Casa de Misericórdia, mais 10 leitos de enfermaria emergenciais para COVID. “Hoje, nós temos 20 leitos contratados para COVID-19 e este limite já foi atingido. Para os próximos 30 dias, a cidade estará coberta com mais 10 leitos, totalizando 20 leitos de enfermaria”, esclareceu Junior.

Mais 03 leitos de UTI

A Santa Casa de Misericórdia está preparando mais 03 leitos de UTI. “A partir da próxima semana, haverá mais 3 leitos de UTI para atender a população”, noticiou Junior.

‘Vacina no braço e comida no prato’

Cosmópolis vai implantar um novo projeto, a vacina solidária. “O programa se chamará ‘Vacina no braço e comida no prato’. Este é um pedido, não é obrigação. Quem for se vacinar – para quem se sentir à vontade -, pode contribuir com 1 kg de alimento não perecível, como arroz, feijão, óleo, leite, açúcar, macarrão”, falou Junior.

Novo grupo prioritário

A partir do dia 04 de abril, serão vacinados os profissionais da área da segurança pública. E a partir do dia 12 de abril, os profissionais da área da educação.

Até 11 de abril

Um novo decreto será publicado. A fase restritiva foi prorrogada até 11 de abril. O Prefeito Junior pede a colaboração de todos os estabelecimentos que estão abertos para que sigam as medidas de higienização: álcool em gel, uso de máscara, medição de temperatura, controle de acesso ao local, sem aglomeração. “Mantenham os protocolos sanitários”, solicitou Junior.

Continua o ‘toque de recolher’ das 20h às 5h.

Controle de pessoas nos supermercados

Mais um decreto. “A partir de segunda-feira (29), nos supermercados, somente uma pessoa por família vai entrar no estabelecimento. Lotação de 50% da capacidade do local (uso de senha para controle de acesso) e respeito de 1,5 m de distanciamento social”, esclareceu Junior.

Barreiras na Represa

Serão colocadas barreiras na área de acesso à represa para impedir a entrada no local e evitar aglomeração. “Vou me reunir com os representantes da Usina Ester e vou pedir para fazer barreiras no local para que ninguém tenha acesso neste momento de fase restritiva”, afirmou Junior.