Prefeito Junior Felisbino comenta sobre seu governo

“Mesmo com muitas dificuldades, Cosmópolis é uma FelizCidade e convido todos para continuar prestigiando todo o calendário de programações de aniversário e de Natal”

Antonio Cláudio Felisbino Júnior tomou posse como prefeito da cidade de Cosmópolis em janeiro de 2021 e vem exercendo seu mandato nos últimos meses. Em entrevista, ele comenta as principais questões de seu governo e deixa suas considerações ao povo cosmopolense. Confira.

Existe um slogan comercial que diz que ‘no aniversário da loja, quem ganha o presente é o cliente’. Como prefeito, nestes 77 anos de emancipação, o que povo de Cosmópolis tem a comemorar ou a ganhar?
Para comemorar os 77 anos de história de Cosmópolis, a Prefeitura de Cosmópolis está com uma programação especial que engloba atividades diversificadas ao longo do mês de novembro e dezembro.
Seguindo todos os protocolos de prevenção do coronavírus, as atividades culturais coletivas começam a ganhar mais espaço e atingem público de diferentes idades. Lançamentos de serviços e programas municipais também estão previstos.
O calendário começou no sábado, dia 30 outubro, com o Campeonato Paulista de Bicicross. Além disso, eventos como Feira Popular do Livro, Camerata Musical, Coral Municipal e Solistas, Encontro de Cavaleiros, Food Park Cultural, Corrida e Caminhada de Rua, Caminha Cão, são algumas das demais atrações.
Após todo esse tempo pandêmico, a nossa cidade precisa voltar à nova realidade, desfrutando momentos seguros em família. A comemoração do aniversário é sempre uma forma de melhorar a autoestima da cidade.
Os eventos seguirão protocolos sanitários, tomando todas as medidas preventivas para evitar a proliferação do coronavírus. E, claro, precisamos continuar avançando na vacinação. Os cuidados e a vacinação são duas vertentes que juntas vão criar as condições para que possamos efetivamente avançar rumo à vitória sobre a pandemia.

O senhor foi um dos únicos prefeitos da RMC a defender a abertura dos comércios (seguindo protocolos da Saúde) durante a pandemia. Hoje, vemos um comércio mais fortalecido e a vinda de novos empreendimentos. Aquela sua decisão ajudou o comércio até hoje?
A gente sempre acompanhou o decreto do Estado no que diz respeito às recomendações, a bandeira e a porcentagem. O município de Cosmópolis seguiu o plano estadual com uma certa ‘flexibilização’, ou seja, a cidade não adotou integralmente as regras do plano que restringe a abertura de comércios considerados não-essenciais, como lojas de ruas e shoppings, por exemplo.
Obviamente, precisamos evitar que o vírus do Coronavírus se alastre, mas precisávamos também impedir que ocorressem demissões em massa, pois a situação era praticamente insustentável do ponto de vista financeiro.
A decisão colaborou naquele momento mais difícil para os comerciantes e hoje o comércio local parece estar reagindo muito mais fortemente.

Resumidamente, comente o que pretende empreender na área da Urca.
Existem duas matrículas na área do espaço – uma com 21.000 m² e outra com 5.000 m², e a proposta é leiloar a maior área e construir uma nova escola e o centro educacional.
Atualmente, o espaço se encontra abandonado, servindo de moradia para pessoas em situação de rua e outros para o uso de entorpecentes. Essa medida se fez necessária para promover incentivo econômico para instalação de empresas, o que pode gerar empregos, renda e tributos ao Poder Público.
Toda essa decisão foi pensada juntamente com o Secretário de Educação e representantes da pasta, Conselho Municipal de Educação, e os diretores das EMEB’s. Durante um encontro, discutimos as ações e ideias de projetos que podem ser realizados no local.
Além disso, o imóvel em questão foi objeto de desapropriação em favor do município, e afetado para a construção de aparelho de educação em 2009. Entretanto, até hoje, não foi iniciado nenhum projeto ou planejamento para construção, e não havendo também nenhuma previsão orçamentária.

Deixe, por favor, suas considerações finais ao povo cosmopolense.
Foram 11 meses de muito trabalho e dedicação com a nossa cidade. Quando assumi em janeiro, encontrei a cidade com dívidas e sem a documentação necessária para celebrar convênios, mas que ao longo do ano conseguimos a autorização da justiça para conquistar verbas para a cidade.
Hoje em dia, temos diversos projetos em andamento como, por exemplo, a duplicação da Avenida da Saudade, futura aquisição de novas viaturas para a segurança pública, recursos para a Santa Casa de Misericórdia – passamos de R$ 1,250 milhão para 1,7 milhão para o hospital -, editais em aberto para o recapeamento de diversas ruas, instalação do Corpo de Bombeiros, reforma dos reservatórios de água dos bairros Beto Spana e Andorinhas.
Neste ano, nosso investimento foi voltado para a área da saúde, devido a pandemia, e criamos o Centro Covid-19, além de adaptar um posto exclusivo para a campanha de vacinação. E, para o próximo ano, iremos intensificar o trabalho no planejamento urbano como, por exemplo, a atualização do plano de mobilidade urbana, que está desatualizado.
Cosmópolis também conta a Lei Nº 3.976, que colabora para os incentivos das empresas e indústrias estabelecidas ou que vão se estabelecer no município. O objetivo é incentivar a ampliação e a instalação de novos empreendimentos, visando sempre o desenvolvimento econômico.
Não foi um ano muito fácil, porém, com muitas conquistas e acredito que futuramente nossa cidade estará em condições mais favoráveis para a população. Tudo que estamos plantando vamos colher nos próximos anos.
Mesmo com muitas dificuldades, Cosmópolis é uma FelizCidade e convido todos para continuar prestigiando todo o calendário de programações de aniversário e de Natal, que foram preparados com muito empenho e dedicação da nossa administração.
Desejo a toda população cosmopolense, um Feliz Natal.