Prefeito Junior Felisbino fala sobre os 500 dias de governo

Segundo a Prefeitura, uma das maiores conquistas da Gestão foi a viabilização da Certidão Negativa de Débitos (CND)

A Administração do prefeito Junior Felisbino alcançou os 500 dias de governo. Segundo a Prefeitura, uma das maiores conquistas da Gestão foi a viabilização da Certidão Negativa de Débitos (CND). A atual Administração herdou uma dívida milionária e Cosmópolis estava há anos sem a CND, impossibilitando a celebração de convênios e operações de créditos. Junior Felisbino agilizou o parcelamento desta dívida e, agora, o município recuperou a condição de negociar com órgãos públicos estaduais e federais.
Entre as conquistas no momento de pandemia, estão a criação pioneira do CEC-19 e do posto exclusivo de vacinação; a contratação de mais leitos de UTI Covid e o avanço da vacinação na população. Além disso, para minimizar o impacto que a pandemia causou nas famílias em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura criou diversas campanhas para arrecadar alimentos.
Com bons resultados, o prefeito decidiu que não fecharia o comércio local, permitindo que os empreendedores, que já sofriam com o impacto econômico causado pela pandemia, pudessem reabrir seus estabelecimentos.
Na área da saúde, veículos de transportes de pacientes e ambulâncias foram importantes conquistas. A Administração também conseguiu zerar filas de oncologia mamária, realizar exames e cirurgias em pacientes cardiopatas. O programa de esterilização foi retomado e mais de 700 cães e gatos foram castrados gratuitamente. Outra grande conquista foi a implementação da jornada de 30h semanais para os profissionais de enfermagem.
Na educação, foi reativada a escola profissionalizante Milton Frungillo, que já capacitou mais de 1.000 cosmopolenses gratuitamente. Cosmópolis também foi a primeira cidade da RMC a cumprir o reajuste de 33,24% aos profissionais do magistério e retomar as aulas durante a pandemia. Neste ano, os alunos da rede municipal foram beneficiados com novos mobiliários nas escolas, playgrounds, notebooks, uniformes e materiais escolares.
Novas viaturas, uniformes, qualificação e criação de aplicativos foram grandes investimentos na área da segurança pública.
Os trabalhos da ETE foram retomados. A informatização dos serviços do DAE foram de grande relevância para a população. Nesses 500 dias, o reservatório do Cidade Alta foi reformado e do Beto Spana segue em fase de finalização.
O incentivo às indústrias gerou a ampliação de fábricas já existentes. Ainda de acordo com a Prefeitura, mais de 3 mil desempregados foram encaminhados para vagas de empregos e 130 cosmopolenses receberam auxílio financeiro, viabilizado pelo Estado. A Administração facilitou empréstimos a microempreendedores de quase R$ 1 milhão, por meio do Banco do Povo.
As famílias cosmopolenses foram beneficiadas com mais de 50 toneladas de alimentos, garantindo comida no prato da população vulnerável e mais de 2 mil peças de agasalhos aqueceram os mais necessitados.
Durante baixas temperaturas, a Prefeitura criou um programa de acolhimento para pessoas em situação de rua, que são recolhidas em hotéis.
Mais de 100km de estradas vicinais receberam serviços de manutenção e os serviços públicos também foram equipados com novos veículos, propiciando melhorias nos trabalhos. De 15 km de vias públicas, 4,5 km já receberam o novo recapeamento do programa Asfalto Novo e diversas praças foram beneficiadas com iluminação de LED. Já na zeladoria pública, o Cidade Limpa vem realizando serviços de forma inovadora e sustentável na contenção de matos, além de limpeza e recuperação de canteiros.
Na área habitacional, Cosmópolis já recebeu autorização para a construção de 234 casas e mais de 500 matrículas de escrituras foram entregues para moradores de cinco bairros.
De acordo com a Administração, a licitação para contratação da empresa que prestará o serviço de transporte coletivo também já foi autorizada.
Garantindo a valorização do servidor público, os funcionários tiveram o maior reajuste salarial já concedido na história de Cosmópolis.
Projetos culturais, incentivo aos esportes foram resgatados nos 500 dias e a tão esperada Caravana Iluminada da Coca-Cola retornou à Cosmópolis após quase 20 anos. O potencial turístico no município foi retomado e as ações ambientais intensificadas.
“Esses primeiros 500 dias foram de superação e muito trabalho. Em meio a uma crise pandêmica, além da realidade financeira, foram encontradas diversas situações precárias no nosso município, porém, com empenho de todos os nossos colaboradores, hoje já conseguimos enxergar uma Cosmópolis melhor. Vamos continuar trabalhando e contribuindo para o desenvolvimento de Cosmópolis”, disse o prefeito Junior Felisbino.

Junior Felisbino Prefeito de Cosmópolis (Foto: Prefeitura Municipal de Cosmópolis)