Prefeito solicita ao Governador que mantenha Cosmópolis na ‘Fase laranja’

Nesta flexibilização da quarentena, o município pode voltar à fase vermelha e fechar o comércio

O Prefeito de Cosmópolis, José Pivatto, enviou, nesta semana, um ofício ao Governador do Estado de São Paulo, João Doria, solicitando que Cosmópolis continue dentro da fase ‘laranja’ da flexibilização da quarentena.
Segundo o documento, o Prefeito alega que os comércios da cidade estão em conformidade com as medidas sanitárias e que estão cumprindo o horário especial de funcionamento.
O ofício, assinado pelo chefe do Executivo, afirma na íntegra que o município ‘vem trabalhando de forma bastante responsável com a adoção de medidas sanitárias necessárias ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus’.
Nas justificativas, o ofício ainda informa sobre as condições clínicas da cidade, a aquisição de mais leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o Sistema Único de Saúde (SUS) e que o índice de letalidade dos moradores da cidade para a Covid-19, continua baixo e em queda e destaca que Cosmópolis foi o último município da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a registrar o primeiro caso positivo para o vírus.
O documento também afirma que, após a abertura gradual do comércio da cidade, os índices de contaminação vêm diminuindo. “Se analisarmos a evolução após a reabertura, conforme dados da Secretaria de Saúde Comunitária, em 14 de junho, havia 61 pacientes em isolamento e 2 pacientes internados em leitos de UTI; e conforme dados de 5 de julho, estamos com 34 pacientes em isolamento e dois pacientes em leitos de UTI”.

Mais dois pacientes do Coronavírus recebem alta em Cosmópolis
Na manhã de quinta-feira, o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis anunciou mais dois casos de alta em relação a pacientes que estavam internados em decorrência do Coronavírus.
De acordo com Marco Antonio, administrador do Hospital, a paciente, identificada apenas como Ivone, que ficou internada na UTI por 24 dias, no dia 09 de julho, recebeu alta para ala e, em breve, irá para casa. “Mais uma vitória de todos os nossos profissionais do Hospital. Nos sentimos gratificados com mais uma missão cumprida”, comemorou o profissional.
O segundo caso é do paciente que foi identificado como José Augusto e que ficou 35 dias internado na UTI e entubado. “Ele só saiu do tubo uma semana antes de ter alta da UTI”.
Neste momento, a equipe comemora a saúde reabilitada dos pacientes e afirma que está empenhada na luta contra a COVID 19.