Prefeitura alerta: situação da água em Cosmópolis é gravíssima

ESTIAGEM

Prefeitura alerta: situação da água em Cosmópolis é gravíssima

“O NA (Nível de Água) desceu mais 1,04m. Ou seja, em 8 dias, caiu 0,13 m por dia”

“Equipes da Guarda
Municipal estão
circulando com a
finalidade de orientar e notificar a necessidade da compreensão e
colaboração de todos”

Muitas fotos com os níveis muito baixos dos rios Pirapitingui e Jaguari estão sendo compartilhadas nas redes sociais como forma de alerta. Diante de uma intensa estiagem é possível visualizar as fontes de água secando gradativamente e de forma acelerada. Nossa equipe entrou em contato com a equipe de Saneamento Básico do município, que afirmou que “A situação é gravíssima”. De acordo com dados da Secretaria, “até 28/09/2020, o Nível D’água (NA) havia baixado 1,55 m e tínhamos 2,40 m de altura de água. Acompanhando a régua nos primeiros três dias, apuramos 0,03 m por dia de redução no nível… Porém, daquela data pra cá, conforme informações e acompanhamento de nossos técnicos, o NA desceu mais 1,04 m. Ou seja, em 8 dias, caiu 0,13 m por dia”.

Histórico
Somente no ano de 2014, houve uma crise hídrica grave como esta. As chuvas já eram abaixo da média em Janeiro, Fevereiro e Março daquele ano. “Naquele ano, os órgãos do PCJ nos alertavam muito sobre a crise, pois havia atingido o Sistema Cantareira, que agora não parece ter uma situação tão preocupante, fato que talvez tenha aliviado as atenções do referido Consórcio”, afirmaram através da secretaria de comunicação.

Monitoramento
“As equipes do DAE monitoram todo o sistema 24 horas por dia. A situação atual foi comunicada e aberto diálogo com DAEE, Consórcio da Bacias, Usina e ARES PCJ para que possamos diminuir o volume de água cedida ao sistema PCJ. Estudos para movimentar os dutos de captação, abertura de canal e outras medidas possíveis”.

Orientação e apelo
“A população tem papel fundamental e está sendo comunicada da real e grave situação através de sistema de som móvel na rua sobre o uso consciente e sem desperdício. Equipes da Guarda Municipal estão circulando com a finalidade de orientar e notificar a necessidade da compreensão e colaboração de todos. Principal orientação é para utilização racional da água e, nesse momento, somente para atividades extremamente necessárias, como banho rápido, lavar roupas e louças, higiene pessoal. Evitar lavar carros, calçadas ou qualquer outra atividade que possa ser feita em outro momento”.

Notificação
“A opção, neste momento, ainda é orientação e notificação, alertando sobre a situação”.

Sem previsão de melhora
“Não há previsão de melhoras para os próximos dias. Segundo o CEPAGRI / UNICAMP, estamos abaixo da média histórica”.

O Consórcio PCJ que administra, também, o abastecimento em Cosmópolis também se pronunciou. Veja na íntegra:
“Estamos vivenciando a ocorrência de um evento climático extremo que está elevando as temperaturas e reduzindo as chuvas na nossa região e com perspectivas de seguir com precipitações abaixo da média histórica para os próximos meses. O mês de setembro marcou o início do evento meteorológico ‘La Niña’, que arrefece as águas do Oceano Pacífico, ocasionando redução de chuvas no Sul e Sudeste do Brasil.
No último mês, as chuvas ficaram 73% abaixo das médias históricas e o consumo de água passou a ser pressionado devido à primavera mais quente.
A atual estiagem prolongada surpreendeu a todos, por se tratar de um evento climático extremo. No momento, temos que unir esforços para superá-la. Recomenda-se o consumo sustentável da água, sem desperdícios durante esse período atípico que estamos passando. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo.
O Consórcio PCJ está atento à situação e prestando auxílio aos municípios, empresas e sociedade civil a adotarem medidas para atenuar os impactos do atual fenômeno climático, contando sempre com o apoio de todos os órgãos e parcerias que possam ajudar na superação desse difícil momento” – Secretaria Executiva – Consórcio PCJ.