Prefeitura anuncia o início das atividades da Estação de Tratamento de Esgoto

Objetivo é que o local trate até 70% do esgoto da cidade até novembro. Capacidade é para até 200 mil habitantes

Na quinta-feira, dia 11 de março de 2021, a Prefeitura de Cosmópolis realizou a cerimônia de apresentação do Start da fase experimental da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. O evento aconteceu às 9h, na Estação, localizada na Estrada da Servidão, 478, Prolongamento da Rua Alcides Frungilo, próximo ao Parque Real, e contou com a presença do Prefeito, Junior Felisbino; o Vice-Prefeito, Dr. Maurício; o Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Cosmópolis, Renato Trevenzolli; o Supervisor de Saneamento Básico, Vlamir Sartori; os engenheiros da CETESB, Edneia Parada e Lucas Estrella; além do Presidente da IbraChina, Thomas Law. Os Secretários das Pastas do Governo Municipal e alguns vereadores também prestigiaram o evento.
Após considerações e agradecimentos da engenheira Edneia Parada, o Vereador Renato Trevenzolli revelou que a ocasião é um “sonho realizado”, principalmente, para ele e para o Prefeito, os quais, nas palavras do Presidente da Câmara, eram vereadores em 2008, quando o Município conseguiu a verba para a obra junto à Replan. Em seguida, ele agradeceu e parabenizou todos os envolvidos ao longo dos anos que contribuíram para a realização.
O Presidente da IbraChina, Instituto responsável pelo estreitamento das relações entre Brasil e China, falou também em nome da Comissão Especial da ONU. Ele parabenizou todos os responsáveis pela ação, que, de acordo com ele, se encaixa na agenda do órgão para os próximos anos. Além disso, ele demonstrou todo o apoio do Instituto para com os idealizadores.
O Prefeito iniciou seu discurso agradecendo aos servidores do SAE – Serviço de Água e Esgoto, pelo esforço demonstrado. Ele disse ser um momento histórico para a cidade e lembrou que o Município “acabou com o Rio Ribeirão Três Barras”, o Baguá, após décadas e décadas jogando esgoto in natura nas águas. Ele exaltou a nova ação, que “ajudará tanto Cosmópolis, como a região, servindo também como uma questão de saúde pública”, complementa o Prefeito.
Felisbino pontua que, nesta fase inicial, a Estação tratará 30% do esgoto da cidade, e que, até o mês de Novembro, a porcentagem será de 60% ou 70%. Ele também agradece a Petrobras que, juntamente ao Ministério Público, realizaram a obra, porém, desde 2008, a Estação se encontrava inoperante.
A obra foi paga com investimentos da Petrobras, do Governo anterior, e do Governo atual, que contribuiu com cerca de 1 milhão de Reais, através do tesouro municipal. O objetivo, de acordo com o Prefeito, é desviar o esgoto de grande parte da cidade, que iria em direção ao “Baguá”, para que o rio não mais se contamine, assim como os córregos da região. Ele salienta que, até o final do ano, buscam tratar 70% do esgoto da cidade. “Os investimentos não vão parar”, disse Júnior. Caso seja necessário, buscarão outras formas de financiamento, pelo Governo Estadual ou Federal, pela Fehidro ou pelo Ministério do Meio Ambiente, para manter o trabalho da Estação.
Além disso, querem realizar uma “ampla reforma administrativa, discutir com a Câmara Municipal, fazer audiências públicas e mostrar que é necessário obter um CNPJ próprio para cuidar da água e esgoto do Município”, pois, de acordo com ele, o Município não tem condições para arcar com o custeio do dia a dia.
O Prefeito finaliza dizendo que manter a Estação funcionando é de suma importância, pois tem capacidade de atender a uma demanda de até 200 mil habitantes.