Prefeitura de Cosmópolis e CREA-SP assinam acordo de cooperação em reunião da UNABAM

Objetivo é ajudar na fiscalização e legislação das obras da cidade

No sábado (20), em um evento ocorrido no Espaço Guaiçara e organizado pela ACENA – Associação Cosmopolense de Engenheiros Arquitetos e Agrônomos, Cosmópolis sediou, pela primeira vez, a reunião da UNABAM – União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Baixa e Média Mogiana, entidade que engloba 42 municípios do estado de São Paulo.
Durante o evento, o Prefeito Junior Felisbino (PP) e o Presidente do CREA-SP, Engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, assinaram um acordo de cooperação celebrado entre a Prefeitura Municipal de Cosmópolis e o CREA-SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, o maior conselho de fiscalização de exercício profissional da América Latina. O Acordo celebrado visa a cooperação técnica para auxiliar à fiscalização das obras em Cosmópolis, nas atividades profissionais nas áreas abrangidas pelo sistema CREA/CONFEA. O acordo foi viabilizado por intermediação da ACENA, que apresentou o projeto do acordo para a Prefeitura de Cosmópolis e ajudou nas tratativas junto ao CREA-SP, até a celebração do acordo com a assinatura no sábado, 20/11/2021.
O Coordenador da UNABAM, Engenheiro Alexandre Romão, agradeceu a ACENA pela realização do evento e parabenizou a Prefeitura de Cosmópolis e o CREA-SP pelo acordo celebrado.
O Prefeito de Cosmópolis Junior Felisbino (PP), em seu pronunciamento, destacou os pontos positivos que o acordo de cooperação trará para a cidade e aproveitou a ocasião para mostrar, em primeira mão, um vídeo de apresentação da cidade para investidores, que mostra o potencial de crescimento da cidade.
O Presidente do CREA-SP, Engenheiro Vinícius Marchese Marinelli, em seu pronunciamento, agradeceu a acolhida na cidade e a organização do evento, parabenizou o Prefeito de Cosmópolis pela visão estratégica demonstrada ao celebrar acordos que viabilizam uma maior interação entre o município e os profissionais da área tecnológica e ressaltou os benefícios para a cidade e seus munícipes. Vinicius disse ainda que gostaria que houvesse a possibilidade de realização de mais reuniões da UNABAM em Cosmópolis, pois Cosmópolis se encontra geograficamente no centro da região abrangida pela UNABAM.
O presidente da ACENA, Engenheiro Leandro Zanelato, parabenizou a Prefeitura e o CREA-SP pelo acordo celebrado, enfatizou que o acordo de cooperação gerará mais sinergia entre a Prefeitura e o CREA-SP, e que os profissionais associados da ACENA estão prontos para responder, nas suas áreas de atuação, às demandas de crescimento da cidade. Por fim, Leandro agradeceu a todos pela presença.
Atuando desde 1999, o objetivo da ACENA é aproximar os bons profissionais: Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de nossa cidade, em busca de sinergia e interação, para que juntos possam trocar experiências, disseminar as melhores práticas, encontrar soluções conjuntas para demandas comuns e prover atualização e treinamento para os profissionais das áreas de engenharia, agronomia, arquitetura e técnicos.
Também, através da ACENA, é mantida em Cosmópolis uma unidade operacional do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, que através da fiscalização de profissionais, desempenha, de forma efetiva, a proteção da sociedade, impedindo que maus profissionais possam vir a exercer atividade de forma regular na cidade.