Transposição do Rio Jaguari para a represa do Rio Pirapitingui deverá ocorrer no próximo mês, caso não haja chuva. Desassoreamento depende de autorização do DAEE
O Prefeito Junior Felisbino esteve reunido, pela terceira vez, com o Superintendente da Usina Ester, Thiago Sousa, para alinhar as ações conjuntas de enfrentamento à pior crise hídrica dos últimos 91 anos que o Estado de São Paulo está enfrentando. Esse é um assunto prioritário desde que a atual gestão assumiu, buscando parcerias e ações para evitar o desabastecimento no município.
No encontro, foram discutidos os problemas da barragem (Paredão) e as providências emergenciais que deverão ser tomadas pelo Executivo juntamente com a empresa.
Ficou acordada uma parceria conjunta que, de início, irá contratar uma equipe técnica para avaliar as condições da barragem e soluções para sanar o problema do vazamento que se encontra no local.
A transposição do Rio Jaguari para a represa do Rio Pirapitingui deverá ocorrer no próximo mês, caso não haja chuva.
Para o desassoreamento da represa, é necessária a liberação do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão fiscalizador que cuida das bacias hidrográficas do Estado de São Paulo.
A Secretaria de Água e Esgoto (SAE) já solicitou, junto ao órgão, o estudo em conjunto na represa e está aguardando o início e posicionamento do DAEE para liberar o edital de limpeza no local.
Pior crise hídrica em 91 anos
O Governo Federal emitiu um alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro em todo o Estado. É a primeira vez que um alerta assim é emitido.
A captação de água na represa é de 900 m³ por hora e, hoje, está no nível crítico com aproximadamente 1.450.000 m³. A Prefeitura já iniciou uma campanha para o uso consciente da água, para que a população não venha sofrer com a escassez. A conscientização deve partir de toda a população, pois, se não economizar, irá faltar.
Dicas de economia
Tome banhos mais curtos;
– Feche a torneira ao escovar os dentes ou se barbear;
– Use um balde para lavar o carro;
– Verifique se há vazamentos na sua residência.
– Feche a torneira do tanque ao lavar as roupas;
– Reaproveite a água da máquina de lavar.
– Colabore com o planeta e evite o desperdício.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis

Imagem da Represa do Rio Pirapitingui feita no ano passado, após as primeiras chuvas de um longo período de seca. Foto: Gazeta de Cosmópolis/TV Jaguari