Prefeitura de Cosmópolis inicia vacinação contra Dengue para crianças e adolescentes de 10 e 11 anos

Vacinação seguirá esquema de duas doses, com intervalo de 90 dias, e será mediante agendamento na Unidade de Saúde Jardim de Fáveri

A Prefeitura Municipal de Cosmópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo a determinação do Ministério da Saúde, dará início a vacinação contra a Dengue, para o grupo prioritário de crianças e adolescentes de 10 e 11 anos.
O esquema vacinal consiste em duas doses com o intervalo de 90 dias a contar da primeira dose.

A vacinação ocorrerá em formato de agendamento de segunda a sexta-feira, através do telefone da Vigilância Epidemiológica 3872-5456 a partir do dia 11/04/2024. A vacina estará disponível na Unidade de Saúde Jardim de Fáveri (Rua Baroneza Geraldo de Resende,1432 Jardim de Fáveri), no período das 10:00 às 12:00 hs. e das 13:00 às 15:00 hs.

Orientações:

– Portando o documento de identificação CPF ou Cartão do SUS, junto aos pais ou responsáveis.
– Crianças e adolescentes com comorbidades, precisarão passar por avaliação médica para indicação da vacina, com laudo de liberação.
– A vacina contra dengue deve ser adiada na presença de quadro febril.
– Se a criança ou adolescente foi diagnosticado com dengue, é necessário aguardar 6 meses para iniciar o esquema vacinal.
– Caso ocorra contaminação por dengue após a primeira dose, a segunda dose deve ser administrada conforme o agendado, desde que haja o intervalo de 30 dias entre a infecção e a aplicação da segunda dose.
– A vacinação contra dengue não é recomendada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, além de pessoas com hipersensibilidade à substâncias listada na bula, mulheres gestantes ou em fase de amamentação também deve evitar a vacinação contra dengue.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis