Prefeitura de Cosmópolis promove curso de compostagem em parceria com o Sindicato Rural de Campinas e o SENAR

A capacitação visa promover práticas agrícolas sustentáveis e melhorar a produção rural.

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), realizou nos dias 03 e 04 de abril, em parceria com o Sindicato Rural de Campinas e SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), o curso de compostagem para orgânicos, destinado aos proprietários, produtores e trabalhadores rurais, ministrado por Flávia Sellmer.

Para a capacitação dos trabalhadores, foram ensinados procedimentos necessários e essenciais, como: o processo da compostagem, identificação dos materiais e equipamentos utilizados para o preparo e fórmulas de compostos e sua utilização, como capturar ecologicamente microrganismos nativos e formas de reprodução, além do conhecimento dos Biofertilizantes.

A compostagem é o processo físico, químico ou biológico, natural ou controlado, a partir de matérias primas de origem animal ou vegetal, isoladas ou misturadas.

Esse processo melhora a produção agrícola, fornece elementos nutritivos ao solo e é um dos caminhos para uma agricultura mais sustentável.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis