Prefeitura de Cosmópolis promove curso de processamento caseiro do amendoim

Ação é uma parceira com o Sindicato Rural de Campinas e o SENAR

A Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), em parceria com o Sindicato Rural de Campinas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), promoveu o curso de processamento caseiro do amendoim. O curso, destinado a proprietários, produtores e trabalhadores rurais, teve como objetivo principal a educação alimentar, o aproveitamento do excedente da produção rural e a valorização da cultura local.

Ministrado pela instrutora do SENAR, Alessandra Barbosa Prando, conhecida profissionalmente como ‘Lê Bottaro’, as atividades propostas no programa e na publicação tinham a finalidade de oferecer informações básicas sobre nutrição e saúde, educação alimentar e higiene, desde a aquisição da matéria-prima até o consumo, visando a promoção da alimentação adequada e saudável.

O curso teve a duração de dois dias, sendo realizado nos dias 05 e 06 de março, das 8h às 17h, na Chácara Talismã, localizada no bairro rural Quilombo. As atividades foram voltadas para o consumo familiar e tiveram caráter educativo e preventivo. A família rural foi orientada sobre como utilizar todas as partes nutritivas dos alimentos com técnicas adequadas, aproveitando as potencialidades e as tradições regionais.