Prefeitura é notificada pela Polícia Militar Ambiental sobre possível crime contra o meio ambiente

Possível descarte irregular de entulho e esgoto (em natura) e desmatamento de APP (Área de Proteção Permanente) estariam ocorrendo aos fundos de um departamnto da prefeitura

A Polícia Militar Ambiental foi acionada, na manhã desta segunda-feira, 01, para solucionar um possível caso de crime contra o meio ambiente na cidade de Cosmópolis.

De acordo com informações apuradas no local, as irregularidades se tratam do desmatamento de uma APP (Área de Proteção Permanente) do meio ambiente para aterro de entulho, além de um possível descarte irregular de esgoto não tratado, in natura, no Ribeirão Três Barras. O caso
aconteceu em área ambiental às margens do Ribeirão Três Barras e que fica localizado aos fundos de um dos departamentos da Prefeitura Municipal, na Rua Coronel Silva Teles, região conhecida como Baguá.

O Cabo Rodrigues da Polícia Militar Ambiental esteve no local e esclareceu detalhes. Acompanhe na íntegra:

Qual foi a denúncia que receberam?
“Tivemos uma denúncia de que em uma área pertencente à Prefeitura, onde teria uma área de preservação ambiental, estaria ocorrendo o descarte de entulhos”

E o que puderam constatar no local?
“Constatamos que realmente é uma área de preservação permanente, onde, no fundo, passa um córrego (Ribeirão Três Barras). A área foi medida e, agora, constatamos que foi realizada uma movimentação de terra nesta área, que deveria ser preservada”

Cabo Rodrigues da Policia Militar Ambiental

Quais as medidas a partir de agora?
“Agora iremos até a Prefeitura Municipal de Cosmópolis conversar com o secretário de meio ambiente e tentar saber se há licenciamento e se as documentações necessárias para realizar essa movimentação na APP estão vigentes”

Quais as conseqüências na falta destes documentos?
“Caso não haja, serão tomadas as medidas de providências cabíveis junto à Polícia Ambiental e demais órgãos competentes sobre o assunto. Nesta ocasião, a CETESB também será acionada. Além disso, caso não haja documentos e permissões para os atos, o secretário de meio ambiente do município precisará se apresentar na base da Polícia Militar Ambiental.
Sobre a CETESB?
“A CETESB também será acionada em relação a suspeita do possível descarte ilegal, in natura, do esgoto não tratado, diretamente no ribeirão Três barras”

Os vereadores Hiroshi e Renato da Farmácia também acompanharam todo o caso, desde a denúncia, e garantem que aguardam respostas para ajuda necessária e fiscalização de esclarecimentos do Poder Executivo em relação ao possível descaso ou consciência do irregular descarte de entulhos e esgoto.

Entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Cosmópolis, contudo, até o fechamento desta matéria não houve tempo hábil para resposta. Caso haja retorno esta reportagem poderá ser atualizada.