Prefeitura pode voltar a assinar contrato com hospital local

O PHS Samaritano Saúde foi quem assumiu os atendimentos de emergência, de forma terceirizada, no Pronto Atendimento Municipal (PAM) em Cosmópolis. Esta foi a solução que o Poder Executivo, até então, encontrou para dar continuidade ao atendimento na saúde feito pelo SUS à população desde o encerramento do contrato com o antigo Hospital Beneficente Santa Gertrudes. Os respectivos atendimentos estavam sendo realizados em um antigo posto de saúde (setor de especialidades) que fora adaptado para receber os munícipes pacientes. Contudo, nesta semana, em contato com a assessoria de imprensa do PHS Samaritano Saúde, a equipe do Jornal Gazeta de Cosmópolis/ TV Jaguari questionou a veracidade da notícia do encerramento dos atendimentos, data e motivo. A assessoria de imprensa se limitou em responder:

“O Samaritano Saúde encerrará seus atendimentos no PAM no dia 31 de
outubro à 00 hora”.

Com a versão oficial por parte da prestadora de serviços à saúde, direcionamos os questionamentos para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cosmópolis. Acompanhe:

Gazeta de Cosmópolis/TV Jaguari: Qual das partes rompeu o contrato (Prefeitura ou Samaritano)? Era previsto este encerramento do atendimento?
Assessoria de Comunicação da Prefeitura: Não houve rompimento. No dia 12 de Setembro, a Associação Evangélica Beneficente de Campinas – Hospital Samaritano comunicou a Prefeitura
Municipal de Cosmópolis que não tinha interesse em renovar o convênio para gestão do Pronto Atendimento Municipal, que se encerra no dia 31 de outubro.

Gazeta de Cosmópolis/TV Jaguari: Qual será a providência da Prefeitura diante do assunto? Onde os cosmopolenses serão atendidos?
Assessoria de Comunicação da Prefeitura: Neste momento, a Prefeitura finaliza as tratativas com uma nova entidade que ficará responsável pelo atendimento dos cosmopolenses que dependem do SUS para receber atendimento médico. Quando o contrato estiver assinado, os detalhes serão divulgados. Porém, a população pode ficar tranquila, pois, não ficará desamparada.

Sessão Extraordinária
Ainda na tarde de quarta-feira, um edital de convocação foi publicado para uma sessão extraordinária e que discutirá a possível aprovação para que seja celebrado um convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis, antigo Hospital Beneficente Santa Gertrudes e que está sob nova gestão há mais de um ano. A aprovação visa passar os atendimentos de urgência e emergência para a nova instituição de saúde, serviços de diagnóstico terapêutico, internações hospitalares de baixa e média complexidade , retaguarda de especialidades médicas ambulatoriais, cirurgias eletivas, atendimento de Pronto Socorro 24 horas, pequenas cirurgias e/ou cirurgias de baixa a média complexidade de urgência e emergência, além da UTI.

A sessão extraordinária ocorrerá nesta quinta-feira, às 17 horas, no Plenário da Câmara Municipal de Cosmópolis e estará aberta à população.

Com a movimentação sobre os atendimentos de saúde em Cosmópolis, alguns vereadores do Poder Legislativo passaram a se manifestar publicamente em suas redes sociais sobre o assunto, e, em alguns casos, houve certa indisposição entre os integrantes da mesa.