Prefeitura realiza controle de insetos em poços da rede de esgoto

Desde a semana passada, a Secretaria de Sáude, através do Setor de Zoonoses da cidade de Cosmópolis, e por meio da Prefeitura Municipal, iniciou os trabalhos em relação ao controle de pragas no município.

Como funciona?
Esse trabalho é realizado há mais de 20 anos na cidade e, apesar de ter o foco no controle de baratas, o inseticida acaba alcançando outras espécies de pragas, como, por exemplo, o escorpião. Edimar Lopes de Almeida é supervisor da Vigilância Sanitária e do Setor de Zoonoses de Cosmópolis e explica. “É um trabalho de muitos anos e que nunca vai parar, porque ‘barata’ é um problema que não dá para ser erradicado. Por isso, chamamos de controle e não de combate, porque combater é erradicar e o controle, como o próprio nome já diz, e manter sob controle e evitar infestações”.

O Programa
Cosmópolis possui uma média de 700 poços em toda a cidade. Essas saídas se tratam dos conhecidos bueiros, localizados em tampas redondas, de aço, nas ruas. “Nós realizamos esse trabalho com inseticidas nos bueiros. Temos essa média de 700 poços na cidade inteira, incluindo os conjuntos habitacionais, como os prédios dos bairros Beto Spana e Novo Cosmópolis. Os condomínios também estão inclusos”.

Cronograma
“Esse trabalho é feito quatro vezes por ano. Às vezes, é possível realizar até cinco vezes para poder manter sob controle. Isso diretamente controla escorpiões também, haja vista que esta praga se alimenta das baratas e está no mesmo local que elas muitas vezes”.

Alcance
“Hoje, temos casos, sim, de escorpiões em residências. Contudo, é relativamente pouco, um número muito baixo, mesmo em vista do que seria, caso não houvesse esse controle”. salienta Edimar.

O Produto
“É um produto misturado com óleo mineral para invadir as galerias, não somente para aquele poço que fica nas tampas redondas no meio da rua, mas, para invadir as tubulações inteiras até as residências, por isso, este inseticida é com óleo mineral e o menos prejudicial possível à saúde e ao meio ambiente”.

Orientação
Os moradores que estão no cronograma devem tampar os ralos. “É fundamental esse cuidado. Nós realizamos todo o trabalho com segurança, mas, tampar todos os ralos que são diretamente ligados à rede de esgoto é importante, como pias, ralos do banheiro, tanques e etc. Apesar de esse já ser o costume e uma prática de muitas casas, quem não possui o hábito, deve tampar pelos próximo cinco dias”, alertou o profissional.

Programa não se
trata de Campanha
“Vale lembrar que o Programa de desinsetização dos poços da rede de esgoto em Cosmópolis sempre aconteceu a cada três meses, o último foi no fim de outubro de 2018”.

Financiamento
“Outro detalhe importante é esclarecer que esse trabalho é realizado 100% pela Prefeitura Municipal de Cosmópolis. Desde a elaboração, até os funcionários, produtos, equipamentos… Não há empresas terceirizadas envolvidas e a Prefeitura investe fortemente no controle de pragas, que não sai barato”, finalizou Edimar.

Confira a programação dos próximos bairros a receberem a desinsetização: Parque Dona Ester, Jardim Do Sol, Jacinto Hackel Fren Aun, Jardim Eldorado, Vila Cosmos, Jardim Cosmopolitano, Jardim Margarida, Jardim Das Paineiras, Vila Germano, Jardim Cosmopolita, Jardim De Faveri, Vila São Pedro, Vila Guilhermina, Vila Damiano, Bosque, Centro, São João, Bela Vista IV, Santo Antonio, Sericultura, Jardim Bela Vista III, Bela Vista, Zona Industrial-Andorinhas, Parque San Giovani, Jardim De Lourdes, Parque Residencial Das Andorinhas, Parque São Pedro, Jardim Alvorada, Conjunto Habitacional 30 De Novembro, Vila Morro Castanho, Parque Real e Jardim Santana

.

 

Edimar Lopes de Almeida

Supervisor de Combate às Endemias