Preparação para o Natal

“Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus” Is 40, 3-5

Queridos amigos e leitores, estamos nos aproximando do Natal, a grande festa cristã, onde celebraremos mais uma vez o nascimento do Salvador, o Emanuel, Deus conosco. E para toda festa importante, também nesta ocasião devemos nos preparar.
Os enfeites em nossas casas, lojas e na cidade nos ajudam a lembrar que está chegando esse dia tão importante, mas a melhor preparação, aquela que é essencial para este tempo, deve acontecer em nossos corações. Pois é no coração de cada cristão que o Menino Jesus deve encontrar a nova manjedoura.
A correria de fim de ano, o cansaço natural deste décimo segundo e último mês do ano, as férias escolares das crianças, a ansiedade e preocupação com a ceia de Natal, os presentes, as visitas, nada disso deve ocupar o primeiro lugar, tudo isso faz parte, deste tempo, mas, o mais importante, o que realmente deve nos preocupar e ocupar é uma verdadeira e profunda preparação interior.
Assim como quando vamos receber visita em casa, queremos que ela esteja limpa, arrumada, agradável para aqueles que vão vir, assim também, devemos fazer uma bela faxina em nosso coração, desfazendo-nos de todos os “cacarecos” acumulados ao longo do ano e que não têm serventia nenhuma: mágoas, rancores, picuinhas, como dizemos hoje mimimi, nada disso vai nos ajudar a viver bem o Natal, portanto, tudo isso deve ser descartado, jogado fora.
Todo sentimento ruim, tudo aquilo que não pertence a Deus não deve ter espaço em nossa vida, assim, quando o Deus feito pequeno, nascer, nosso coração puro e arrumado, será uma linda e acolhedora manjedoura, não somente na noite de Natal, mas todos os dias da nossa vida.
Deixemos, então, que a Luz do próprio Cristo ilumine nossas vidas, guie nossos passos, oriente nossas ações, para que empenhados e dedicados numa adequada preparação, Aquele que está para chegar, encontre em nós o melhor lugar e a melhor morada. Então, as celebrações natalinas terão sentido, verdadeiramente estaremos festejando o nascimento de Jesus, realmente poderemos dizer, com todas as letras, FELIZ NATAL, isto é, feliz nascimento, feliz chegada de um Deus que tanto nos ama e, por isso, assume nossa humanidade.
Que a paz, o perdão, o respeito, o amor, o tempo dedicado, sejam os melhores presentes a oferecermos uns aos outros.
Que a bênção de Deus chegue a você e àqueles que você ama.
Aquele meu abraço do meu jeito e do meu tamanho.

Pe. Diego F. Humeniuk
Pároco da Paróquia Santa
Gertrudes de Cosmópolis