Cosmópolis, 8 de junho de 2025

Pressão de água pode danificar caixa de direção da moto

Grande parte dos motociclistas já ouviu falar em “direção folgada”, um famoso problema que se torna mais comum ainda quando a moto anda em ruas esburacadas, como é comum vermos em nossa cidade.
O especialista Vinícius Marsolli afirma que a caixa de direção é feita por dois rolamentos que são responsáveis por manter a direção centralizada e sem folga. “Na realidade, como todo rolamento, ele deve sempre estar sendo engraxado, lubrificado e apertado também. Se não for devidamente apertada, a caixa vai ‘folgar’, ficar mais frouxa; com isso, ela vai marcando o rolamento. Por outro lado, se ela ficar muito apertada, o rolamento pode ficar travando, fazendo com que o movimento da direção seja mais difícil de realizar. Porém, tudo isso é devido ao esquecimento das pessoas em relação à manutenção deste componente”, observa.

Existem diferentes tipos de rolamentos, conforme explica o profissional. Os principais são: rolamento de ‘bolinha’, utilizados nas motos mais antigas; rolamento de agulha; e rolamento de gaiola, o mais utilizado nas motos recentes. “Este último é o mais difícil de dar problema, porque ele segura mais graxa, se comparado com o de bolinha, por exemplo. A respeito dessa, ela ficava frouxa mais rapidamente, marcando cavidades na caixa e travando com mais frequência”, informa ele.

Quando a direção trava, é sintoma de falta de lubrificação, ou porque ela foi apertada demais na primeira vez, estrangulando o rolamento. “Quando ela faz um barulho de ‘batida’ sempre que passa em buracos ou elevações em alta velocidade, geralmente, é porque já marcou o rolamento, mas também pode ser porque está solta demais”, especifica Vinícius.

Vinícius Marsolli Castelo Motos Fone: (19) 3872-2765

Vinícius Marsolli
Castelo Motos
Fone: (19) 3872-2765

O especialista afirma que o período correto de verificação depende de cada fabricante e de cada modelo de rolamento. “No manual, cada fabricante exige uma quilometragem específica para ser lubrificada. A média é de seis a 12 mil quilômetros, se for apenas lubrificação. Já para apertar a caixa de direção, o indicado é a cada 10 mil km”, aconselha.

Porém, esses períodos de revisão dependem também de como o motociclista cuida da moto no dia-a-dia.

O especialista dá algumas dicas para prevenir danos na direção:
• Não passar em buracos em alta-velocidade;
• Fazer a lubrificação correta;
• Não lavar a moto com muita pressão de água, porque ela entra no rolamento e tira a graxa;
• E ter cuidado ao andar em estrada de terra, porque a sujeira também prejudica a lubrificação.