Grande parte dos motociclistas já ouviu falar em “direção folgada”, um famoso problema que se torna mais comum ainda quando a moto anda em ruas esburacadas, como é comum vermos em nossa cidade.
O especialista Vinícius Marsolli afirma que a caixa de direção é feita por dois rolamentos que são responsáveis por manter a direção centralizada e sem folga. “Na realidade, como todo rolamento, ele deve sempre estar sendo engraxado, lubrificado e apertado também. Se não for devidamente apertada, a caixa vai ‘folgar’, ficar mais frouxa; com isso, ela vai marcando o rolamento. Por outro lado, se ela ficar muito apertada, o rolamento pode ficar travando, fazendo com que o movimento da direção seja mais difícil de realizar. Porém, tudo isso é devido ao esquecimento das pessoas em relação à manutenção deste componente”, observa.
Existem diferentes tipos de rolamentos, conforme explica o profissional. Os principais são: rolamento de ‘bolinha’, utilizados nas motos mais antigas; rolamento de agulha; e rolamento de gaiola, o mais utilizado nas motos recentes. “Este último é o mais difícil de dar problema, porque ele segura mais graxa, se comparado com o de bolinha, por exemplo. A respeito dessa, ela ficava frouxa mais rapidamente, marcando cavidades na caixa e travando com mais frequência”, informa ele.
Quando a direção trava, é sintoma de falta de lubrificação, ou porque ela foi apertada demais na primeira vez, estrangulando o rolamento. “Quando ela faz um barulho de ‘batida’ sempre que passa em buracos ou elevações em alta velocidade, geralmente, é porque já marcou o rolamento, mas também pode ser porque está solta demais”, especifica Vinícius.
O especialista afirma que o período correto de verificação depende de cada fabricante e de cada modelo de rolamento. “No manual, cada fabricante exige uma quilometragem específica para ser lubrificada. A média é de seis a 12 mil quilômetros, se for apenas lubrificação. Já para apertar a caixa de direção, o indicado é a cada 10 mil km”, aconselha.
Porém, esses períodos de revisão dependem também de como o motociclista cuida da moto no dia-a-dia.
O especialista dá algumas dicas para prevenir danos na direção:
• Não passar em buracos em alta-velocidade;
• Fazer a lubrificação correta;
• Não lavar a moto com muita pressão de água, porque ela entra no rolamento e tira a graxa;
• E ter cuidado ao andar em estrada de terra, porque a sujeira também prejudica a lubrificação.