Primeira caminhada pela conscientização do Autismo: um passo em direção à inclusão

Evento será neste domingo (07) e vai contar com atrações como brinquedos infláveis e brincadeiras

A Praça do Rodrigo em Cosmópolis receberá a 1ª Caminhada pela Conscientização do Autismo, a partir das 8h até às 12h, no próximo domingo, dia 7 de abril. O evento, organizado pela Prefeitura de Cosmópolis em parceria com a Associação dos Deficientes de Cosmópolis (A.D.C.), tem como objetivo principal informar e sensibilizar a população sobre a importância da inclusão de pessoas com autismo.
Além da caminhada, que começará com a concentração às 7h, o evento contará com atrações como brinquedos infláveis, brincadeiras, algodão doce, pipoca e diversas outras atividades que têm como objetivo integrar e entreter as crianças.

O apoio da A.D.C. na organização e realização do evento é fundamental para a disseminação de informações importantes sobre o autismo e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

Inclusão

Juliette Barros é mãe de uma criança autista. Para ela, é fundamental que eventos como este aconteçam. “Eventos que conscientizam sobre autismo são excelentes para que todos, além dos familiares e cuidadores, possam ter acesso à informação, sobre o comportamento e dificuldades. Orientação e apoio são muito necessários para ajudá-los superar esses obstáculos e que possam respeitar seus limites”, explica. Além disso, a mãe destaca o fato do conhecimento quebrar com alguns tabus. “Entender do assunto ajuda na redução da discriminação e o preconceito que cercam as pessoas autistas que precisam de mais acesso à educação de qualidade de vida e oportunidades”, conclui.

 

Conhecimento

A psicóloga Larissa Zanco produziu um livro sobre diversidade, em que também aborta o tema autismo em parceria com suas colegas de faculdade: Isabel de Souza Legrady e Aline Nobue Maeda. Com isso, ela

Larissa Zanco Psicóloga

Larissa Zanco

destaca a importância de entender o autismo. “Para nosso livro, buscamos primeiramente compreender a realidade destes grupos, a fim de abordarmos o tema de uma forma didática e de fácil compreensão a qualquer tipo de indivíduo ou grupo. Percebemos também que nos auxiliou muito a desmitificar os estigmas que conhecemos por meio do senso comum, tanto para nós mesmos, como também se tornou um facilitador para conscientizarmos o outro. Afinal, falar e colocar em prática a inclusão não é um bicho de sete cabeças”, conta.

Para aqueles que desejam se informar, a caminhada se torna um ambiente acolhedor e informativo, em que o conhecimento será passado de forma simples e eficaz.

‘Seja gentil, não buzine’

A pedido da Secretaria de Gestão e Governo Digital, a Prodesp desenvolveu, em parceria com o Detran-SP uma identificação veicular para sensibilizar motoristas sobre o TEA. A nova funcionalidade, que foi lançada na semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, e idealizada para afixar no vidro traseiro do carro traz a frase “Pessoa com Autismo a bordo. Seja gentil, não buzine”.
De modo simples e fácil, o pedido é feito pelo portal https://ciptea.sp.gov.br/, também criado pela Prodesp. Basta cadastrar o automóvel para obtenção da identificação veicular e, após entrar na área logada do site, via GOV.BR, clicar em “Cadastro de Veículo” e inserir a placa e o Renavam.