Primeira expedição à Gruta do Carrapicho

A expedição fotográfica aconteceu no último sábado, dia 5

Entranhada em uma área de preservação ambiental, a Gruta do Carrapicho é, sem dúvida, nosso ponto de interesse turístico de maior beleza. A mata que a cerca, a abundância de nascentes, a trilha com águas límpidas que levam até a gruta compõem uma paisagem única.
O local fica em terras pertencentes à Usina Ester, em uma área de APA (Área de Preservação Ambiental, criada através da lei Nº 2214, DE 26 de abril de 1996). À medida que se aproxima da trilha, a sensação é de ser transportado para outro lugar. Aos poucos, a mata vai se fechando, ficando mais densa, o ar fica mais limpo e agradável e um silêncio profundo, apenas quebrado pelo canto dos pássaros e pelos passos de quem percorre a trilha, toma conta do lugar.
A trilha que leva até a gruta é de uma beleza exuberante, com árvores centenárias, muita fauna e flora compondo um ambiente que proporciona uma grande sensação de paz, de contato total com a natureza. Uma parte dessa trilha é molhada, ou seja, é percorrida dentro de uma nascente que leva diretamente ao destino, com água até a cintura.
Uma visita turística à Gruta do Carrapicho garante vivências únicas, o visitante pode admirar desde paisagens compostas pela estrada de ferro desativada, onde fica a Ponte Funda assim como uma cachoeira ao lado da gruta. Os praticantes de trekking, de hiking e ciclistas são frequentes no lugar, onde praticam escaladas leves, caminhadas no meio da mata e avistam paisagens de tirar o fôlego!
No passado, a gruta era muito frequentada pelos Cosmopolenses, que passavam horas percorrendo as trilhas. Atualmente, a Gruta recebe visitantes de toda região, em sua maioria ciclistas, que descobriram o lugar e ficam encantados. São frequentes turistas de Americana, Limeira, Paulínia, Jaguariúna e até de Piracicaba. É muito interessante observar que esses visitantes respeitam o meio ambiente, mesmo que não tenha nenhum aviso ou placa afixada advertindo; não deixando para trás vestígios de sua vinda, como lixo ou destruição.
A expedição fotográfica realizada pelo Turismo no dia 05/03/2022 contou com a companhia do Presidente da ONG Plantando Futuro, o Rogério Abade. Encontraram na trilha o turista Alexandre Tonezer (cidade de Marília), que se juntou ao grupo. Ele ficou encantado com a beleza da gruta, comentando que na região onde vive não existe um lugar assim.
Para chegar até a trilha da gruta, é preciso ir pela rodovia SP- 133, que liga Cosmópolis a Limeira e pegar a CMS420 (paralela à rodovia), que é uma estrada de terra. Para conseguir chegar com mais precisão, a gruta é facilmente encontrada no Google Maps, se pesquisada como “Gruta do Carrapicho Cosmópolis”.

Texto: Letícia Atmann Frungilo
Fotos: Sílvio Alexandre Alves
Facebook: Turismo Cosmópolis