Primeira morte por Coronavírus foi confirmada em Cosmópolis

Vítima realizou coleta para exames no dia 19 de maio e faleceu no dia 21 de maio

Em uma nota oficial, o Prefeito José Pivatto anunciou a primeira morte por COVID-19 na cidade de Cosmópolis através de um vídeo. “É com profundo pesar e tristeza que venho comunicar o primeiro óbito pela COVID-19 na cidade de Cosmópolis. Trata-se de um homem, de 85 anos de idade, que tinha doença cardiovascular crônica, que apresentou tosse, dispnéia e desconforto respiratório. No dia 19 de maio, foi feita coleta para o exame da COVID-19 e, no dia 21, ele faleceu. Tivemos o resultado do exame no dia de hoje (28)”, confirmou o Chefe do Executivo.
Ele ainda continuou dizendo que “é com muita tristeza que noticiamos este primeiro óbito. É importante destacar que devemos continuar com todos os cuidados recomendados pela OMS, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. Por favor, usem máscaras, tomem todos os cuidados, usem álcool em gel e fiquem em casa”.

Flexibilização da Economia em Cosmópolis
Entramos em contato com a assessoria de imprensa da cidade de Cosmópolis para obter mais informações sobre a possível flexibilização da economia também no município. Veja o posicionamento na íntegra:
“A Prefeitura Municipal irá editar um decreto estabelecendo as novas regras conforme enquadramento determinado pelo Governo do Estado (Fase 2), acrescentando as exigências sanitárias pertinentes para abertura gradual e segura na cidade.
A preocupação do Prefeito neste momento é com a saúde da população de Cosmópolis e evitar sobrecarga no sistema de saúde público e privado, principalmente, no atendimento aos pacientes que possam necessitar de internação e UTIs”.
Questionados sobre, na quarta-feira (28), a Câmara de Cosmópolis ter aprovado em unanimidade um repasse à Santa Casa de Misericórdia de Cosmópolis no valor de R$126 mil e sobre como a Prefeitura de Cosmópolis está trabalhando para fiscalizar este dinheiro, assim como outros repasses, a comunicação, mais uma vez, se posicionou. “Este recurso foi recebido por meio de Repasse Federal do Fundo Nacional de Saúde para enfrentamento emergencial do Coronavírus (COVID-19). Conforme determina a legislação federal, o recurso será repassado mediante lei aprovada na Câmara Municipal e fiscalizado conforme determina a legislação federal pelo cronograma físico-financeiro e Plano de Trabalho apresentado pela Santa Casa de Misericórdia”.

Situação em Cosmópolis
Casos com Sintomas 237
Casos Investigados 120
Casos Descartados 91
Casos Confirmados 17
Óbitos 01