Primeira sessão do ano ultrapassa três horas de duração

A primeira sessão ordinária de 2019 teve início às 18h30 de segunda-feira, 04, após recesso dos parlamentares. A longa sessão se estendeu até às 22 horas pelo fato do Secretário Interino de Saneamento, Sílvio Luis Baccarin, se posicionar a respeito do abastecimento de água em Cosmópolis através da Tribuna Livre. O Presidente do Projeto Arco-Íris, Ezequiel Viana, também teve o espaço para defender as causas e expor dificuldades da instituição.
Com um público considerável, porém, com a Casa não lotada, alguns requerimentos foram votados. Entre eles:
– A possibilidade de feiras noturnas em frente o PROLAR;
– Parceria com times de futebol afim da possibilidade de um estádio em Cosmópolis;
– Implantação de coberturas nos pontos de ônibus;
– A possível criação de uma Casa de Conselhos;
– A implantação de Libras no currículo escolar dos alunos;
– Informações sobre problemas no transporte público;
– A possível construção de uma nova estação de captação de água;
– A implantação de um programa para redução de filas na saúde;
– A possível implantação de ventiladores umidificadores nas salas de aula;
– A possibilidade de equiparar salário de professores;
– A revisão de valores da praça de pedágio na Rodovia Professor Zeferino Vaz;
– Apoio ao inquérito referente a mesma praça de pedágio.

Cada vereador teve cinco minutos para defesa de seus respectivos requerimentos e todos usaram de forma pacífica. Todos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Silvio Luís Baccarin, Secretário de Saúde e Interino de Saneamento Básico, além de vice-prefeito de Cosmópolis, fez uso da palavra após as votações e, após cumprimentos, esplanou a situação da água, que foi alvo de manifestações em janeiro deste ano no município.
Em suas palavras, ele relatou a falta de recursos no setor, no Departamento de Água e Esgoto especificamente. Convidou os vereadores e população para observar investimentos no local e explicou que a Prefeitura trabalha para que eventos como este não aconteçam mais. Entre as declarações, ele afirmou que “vivemos uma situação adversa financeiramente e que nos impede de avançar mais na melhoria de certos recursos, mas, o prefeito se esforça para melhorar um setor sucateado, onde todo e qualquer investimento é do mandato dele.Temos essa questão para tentar resolver. Enquanto eu estiver por lá, faremos todos os esforços para não haver mais problemas”.

Vereadores fizeram perguntas ao secretário sobre a água de Cosmópolis e todas foram respondidas.
Para encerrar a sessão, Ezequiel Viana fez uso da Tribuna em tom de manifesto e pedido de ajuda para o Projeto Arco Íris, que passa por grandes dificuldades financeiras.