Primeiro Emprego – Os desafios para entrar no mercado de trabalho

De forma geral, o “despreparo” não está somente relacionado ao conhecimento técnico, mas também à desenvoltura para demonstrar ser o perfil adequado desde o currículo até a entrevista de emprego

Odair Camargo – Consultor RH, Headhunter and Coaching

Daniela Salvatti – Empresária do Centro Médico Cosmópolis

E chegou o momento de trabalhar; ou de buscar uma primeira experiência profissional. O que já era difícil se tornou mais complicado ainda. Com a pandemia, as poucas oportunidades de inserção para o chamado “Primeiro emprego“ estão raríssimas. O mercado de trabalho, passo a passo, está dando sinais de uma breve melhora. Enquanto isso, o jeito é se preparar para conseguir um emprego.
Conhece aquele ciclo “não tenho oportunidade porque preciso de experiência, não tenho experiência, por isso, não consigo oportunidade”? Quando se trata do primeiro emprego, com frequência, este é o principal desafio.
De forma geral, este “despreparo” não está somente relacionado ao conhecimento técnico, mas também à desenvoltura para demonstrar ser o perfil adequado desde o currículo até a entrevista de emprego.
Existem vagas em que a experiência profissional relacionada é, de fato, imprescindível, por isso, costuma estar destacado nos requisitos da vaga. Porém, nem sempre a falta de experiência profissional é uma barreira na conquista do primeiro emprego.
Muitas empresas, hoje, perceberam que buscar um jovem para ingressar no mercado de trabalho também tem suas vantagens, ou seja, moldá-los com o perfil da empresa. Isso, geralmente, se transforma em mão de obra especializada para uma empresa de determinado seguimento.
O ideal para o jovem que busca entrar para o mercado de trabalho é estar envolvido com algum projeto que dê a ele uma base sólida e real.
Para os jovens que estão no Ensino Médio, os projetos de jovem aprendiz e trainees são uma ótima opção. Para a nossa região, o “Camp – Círculo de Amigos do Menino Patrulheiro e o CIEE – Centro de Integração Empresa/Escola, são ótimos projetos, pois, essas entidades buscam preparar o jovem para conquistar o emprego. Hoje é totalmente inviável sair distribuindo curriculuns aleatoriamente e sem uma preparação.
Veja o que diz a empresária Daniela Salvatti, do Centro Médico Cosmópolis. “ O Centro Médico de Cosmópolis, em breve, irá investir nos jovens aprendizes, com a inserção de trainees no quadro de funcionários. Esse processo será através do CIEE (Centro de Integração Empresa/Escola), pois eles fornecem um suporte ao jovem, desde o treinamento para o mesmo começar a trabalhar, bem como toda a parte de contratação. Segundo a empresária Daniela Salvatti, utilizar essa mão de obra é muito compensador para a empresa; primeiramente, por formar pessoas preparadas para a organização, além da parte financeira e ainda dar a oportunidade aos jovens de ingressarem no mercado de trabalho”.
O jovem que passa por treinamento e capacitação para buscar esses empregos, com certeza, sai na frente, lembrando que a concorrência, hoje, está muito mais difícil do que tempos atrás.
Muitos jovens têm a capacitação técnica desejável pela empresa, porém, esbarram na parte comportamental dentro da mesma. Capacitação técnica e comportamental têm que andar juntas no começo da vida profissional.
O jovem que deseja ingressar no primeiro emprego tem que investir em cursos, qualificação profissional e sem gastar dinheiro. Temos muitas opções online de cursos e até mesmo cursos presenciais que não cobram.
Então, para quem realmente busca um emprego, os melhores caminhos são: se cadastrar em órgãos como o CIEE, Programa Jovem Aprendiz (Camp), participar de projetos de voluntariado e também possuir um bom network (rede de relacionamentos).
Se preparar para as entrevistas de emprego também pode ser o grande diferencial para conquistar o emprego. Ainda é grande o número de jovens que não se preparam, não falam corretamente, não estão com a roupa certa, não elaboraram um bom curriculum. Hoje, as empresas buscam jovens globalizados, ou seja, que conheçam de tudo um pouco e saibam de todas as atualidades.
Para os que estão cursando Ensino Superior, o melhor caminho é o projeto Trainee, principalmente, no sistema “job rotation” (rotação pelas áreas da empresa) – este sistema é excelente e oferece uma estrutura muito boa para quem está entrando no mercado de trabalho. Muitos desses trainees são efetivados como funcionários da empresa.
Enquanto não aparece a vaga que você está buscando, aproveite o tempo e fique atento, assista jornais, busque informações na internet, se qualifique. Sucesso pra você se recolocar!