Prioridades

“De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava” Marcos 1:35

Sabemos que precisamos estar com Deus. E que isto deve acontecer todos os dias. E que este encontro não precisa durar o dia todo. E que a maior
desculpa que damos é que, em meio à correria, não nos sobra tempo para isto. Portanto, o melhor remédio para isto é fazer de seu período devocional com Deus a primeira atividade do dia. Se você o faz antes das outras coisas, não corre o risco de acabar ficando sem fazer. O que fazemos quando nos encontramos financeiramente “apertados”, e temos várias contas a pagar, sabendo que talvez naquele dia ou semana não haja recursos suficientes para pagar tudo?
A maioria de nós tem experiência nisso. Começamos pagando as contas mais importantes, as prioritárias. E o resto ajusta-se depois. Se conseguirmos transferir a mesma mentalidade e raciocínio para a prática do devocional, tudo será diferente. Estar com Deus é a conta prioritária a ser paga a cada dia, portanto, devemos começar por ela, e o resto vai ajustando-se como der!
Já escrevi aqui sobre o exemplo do maná como uma figura desta busca diária. E o maná tem uma figura que se encaixa bem naquilo que estamos falando. Se ele não fosse colhido logo cedo, se derretia com o Sol. Em outras palavras, ou a pessoa começava seu dia com aquela atividade prioritária, ou acabava
ficando sem ele. Com nosso devocional não deve ser diferente. Jesus nos deixou o exemplo: “De madrugada, ainda bem escuro, levantou-se, saiu e foi a um lugar deserto, e ali orava”. Marcos 1:35
De modo semelhante ao ato dos israelitas de colher o maná antes do Sol se levantar, Jesus, muitas vezes, saía cedo de casa a fim de estar a sós com o Pai Celeste. Aqui ainda vemos outro princípio importante para nosso devocional: o texto diz que Cristo “foi a um lugar deserto”, o que fala da importância de estar a sós com Deus neste momento.
Estou convicto de que não há hora melhor para se ter o devocional do que ao amanhecer o dia. Lemos no Velho Testamento: “De manhã, Senhor, ouves a minha voz; de manhã, te apresento a minha oração e fico esperando”. Salmo 5:3
A oração sempre será algo abençoador, mas quando Deus dá ênfase ao fato de buscá-Lo logo de manhã, está valorizando aqueles que decidiram estar com Ele como a sua prioridade do dia. Buscar ao Senhor no início do dia é honrá-Lo como o que de mais importante temos. E Deus está realmente interessado nisso! Veja o que o profeta Isaías declarou: “O Senhor Deus… me desperta todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que eu ouça como os eruditos”. Isaías 50:4
Se dermos esta liberdade ao Senhor, priorizando o tempo com Ele, certamente perceberemos que o maior interesse neste tempo de qualidade ao início do dia é do próprio Deus. Isaías afirmou que o Senhor o despertava para ter este tempo de comunhão. Para Moisés, Deus também fez este tipo de convite:
“Subas pela manhã… e… põe-te diante de Mim no cume do monte”. Êxodo 34:2
Qual era a importância de subir ao monte pela manhã? A única que temos enxergado em cada versículo até agora: dar ao Senhor as primícias do dia. Suba ao monte e busque a Deus como prioridade.

Pr. Adriano Vargas
Comunidade Cosmópolis Central
Ouça o podcast 8ampodcast