Problemas com os dentes do Siso podem ser resolvidos com cirurgia

Procedimento pode ser feito quando há falta de espaço para a sua completa erupção

O dente do siso erupciona ou ”nasce” normalmente entre os 17 e os 21 anos de idade, mas, é relativamente frequente que esse início de erupção ocorra após esse intervalo de idades. Em condições normais, o dente do siso vai nascendo progressivamente sem qualquer tipo de sintomatologia, tal como os outros dentes, até a sua completa erupção.
Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados. Contudo, existem casos em que se verifica uma agenesia dos sisos, ou seja, uma ausência da formação do germe que origina o dente, o que consequentemente implicará a não existência dos dentes do siso.
Problemas com o dente do Siso
Podem ocorrer problemas com o dente do siso, principalmente, associados à sua erupção parcial ou incompleta. Frequentemente, ocorre uma forte inflamação dos tecidos moles circundantes, chamada de pericoronarite ou infecção pericoronária.
Nestas situações, sintomas como dor forte, gengiva inflamada ou “gengiva inchada” por edema ou abcesso, assim como limitação ao abrir a boca (trismo) e mau-hálito (halitose) são comuns. Ou seja, é verificada uma situação em que os tecidos moles ao redor do dente do siso se tornam inflamados devido à erupção do dente.
Dente do Siso incluso
Algumas vezes, o siso fica como um dente incluso ou semi-incluso. Isto ocorre quando não se verifica a natural erupção do siso, ficando o dente impactado e torto, ou mesmo retido dentro do osso maxilar.
Esta situação normalmente acontece quando não existe espaço suficiente para o seu devido posicionamento na arcada dentária, ou quando o mesmo se encontra em posição “horizontal” ou “deitado”, dentro do osso maxilar, não permitindo, assim, a sua erupção.
Nessa situação, pode também verificar-se a reabsorção das raízes do dente vizinho nas zonas onde entra em contato intra-ósseo, ou originar o aparecimento de cárie nos casos em que fica parcialmente erupcionado (semi-incluso), devido à impactação alimentar e dificuldade de higienização.
Cirurgia para extração do siso
A cirurgia para a extração do siso deve ser considerada quando há falta de espaço para a sua completa erupção ou quando o dente permanece incluso, podendo causar dor ou reabsorção das raízes dos dentes adjacentes. A extração do siso também poderá ser considerada quando provoca dor forte decorrente da sua erupção de forma prolongada.
A cirurgia para extração do siso poderá ser mais ou menos complicada dependendo do seu grau de impactação, posição na arcada, forma e tamanho das suas raízes. A cirurgia não dói, pois é efetuada sob anestesia local que hoje em dia é bastante eficaz.
Por fim, lembro que os sisos saudáveis e posicionados de uma forma normal na arcada não causam problemas, não implicando, portanto, na sua extração.

Dr. Caio César Soares Prado
CRO-SP: 102.306
Rua Doutor Campos Salles, 456
Tel.: (19) 3812-5060