Problemas de visão devem ser tratados desde o início

Muitas pessoas ainda sofrem de problemas de visão sem ao menos saberem que podem estar apresentando sinais há muito tempo. Entenda como os chamados “Erros de Refração” acontecem.
A presbiopia está associada com o processo de envelhecimento natural dos olhos. Dentro dos nossos olhos, temos duas lentes: a primeira, chamada córnea, e uma mais interna: o cristalino. Quando passamos a olhar de perto para longe, o cristalino precisa adaptar seu formato para que a refração dos feixes de luz ocorra corretamente na retina e uma visão nítida possa ser formada. Esse processo é chamado de acomodação do cristalino e depende de músculos ciliares, que aumentam ou diminuem a tensão do cristalino quando necessário.
“Com o passar dos anos, o processo de acomodação perde seu poder: os músculos ciliares não têm mais a capacidade de se contrair com sua total eficiência. Assim, sempre que enxergamos algo de perto, a visão torna-se embaçada pela dificuldade de adaptação do cristalino”, explica o oftamologista Flavio Sartori Jr.
Já hipermetropia é a condição em que os feixes de luz, após sofrerem o processo de refração, convergem atrás da retina. “Assim como na Presbiopia, o paciente hipermétrope tem dificuldade para enxergar de perto, enquanto que os objetos ao longe mantêm-se nítidos”, explica. O mecanismo para o surgimento da Hipermetropia inclui um globo ocular mais curto que o normal e/ou alterações do formato da córnea.
Distúrbio contrário à Hipermetropia, a Miopia é caracterizada pelo processo de convergência dos raios de luz, ocorrendo antes de atingir a retina. “Neste caso, o portador de Miopia apresenta visão embaçada para objetos à distância, mantendo a visão normal para objetos próximos”, diz o especialista.
No Astigmatismo, existe distorção e visão borrada em todas as distâncias. O oftalmologista Flavio diz que o Astigmatismo é um erro de refração no qual o olho não converge a luz de maneira uniforme na retina. O resultado é uma imagem formada em vários focos da retina de modo desproporcional, com os raios de luz se encontrando em eixos diferentes.
Os Erros de Refração podem ocasionar ainda outros sintomas além da visão embaçada: é a chamada Astenopia, nome dado à sensação de desconforto na visão que “pode incluir sintomas de dor e/ou cansaço ocular, dores de cabeça e, em certos casos, vermelhidão ocular, lacrimejamento e diplopia, a visão dupla”, explica.
Eles podem causar, na infância, a chamada Ambliopia ou “olho preguiçoso”, especialmente quando o grau em um dos olhos é muito diferente do outro. “Assim, cada olho envia duas imagens muito diferentes ao cérebro e este acaba anulando um dos olhos, prezando pelas imagens enviadas apenas pelo outro”, diz o oftamologista.

Cirurgia Refrativa
A cirurgia refrativa a laser é uma técnica especialmente desenvolvida para corrigir problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
“O conceito deste tipo de cirurgia envolve a remodelação da parte frontal do olho, de forma a alterar o seu poder de focagem”, diz.
A cirurgia refrativa a laser tem apresentado evoluções consideráveis em termos tecnológicos. Tanto é que, hoje, esta técnica proporciona a mesma visão que os óculos e/ou lentes de contato, mas, em muitos casos, pode fornecer também uma sensível melhora da qualidade de visão.

Benefícios da cirurgia para quem é indicada
Dentre os benefícios desta técnica, estão:
1. Independência de óculos e lentes de contato;
2. Rápida recuperação pós-operatória;
3. Procedimento seguro e praticamente indolor;
4. Possibilita rápidos ajustes ou retratamentos se necessário.

Como saber se a cirurgia é indicada para mim?
A correção da visão por cirurgia refrativa a laser é um método seguro e de rápida recuperação para o paciente. Além disso, proporciona

Dr. Flavio Sartori Jr
CRM 67764
MEDCLIN
Rua Expedicionários
nº 1028 Jardim Bela Vista
Cosmópolis
Ligar (19) 3812-9210
www.drflaviosartori.com.br

mais independência, livre de óculos e lentes de contato, e maior qualidade de vida. “Entretanto, é imprescindível conversar com seu oftalmologista para descobrir qual a técnica mais adequada para o seu caso”, alerta o médico Flavio.
Consulte sempre para problemas de visão um médico oftalmologista com registro no CRM. Só ele pode indicar óculos, lentes de contato e/ou tratamentos clínicos e cirúrgicos.