Problemas, doenças e os benefícios da terapia capilar

Tudo consiste em corrigir eventuais desequilíbrios causados por
procedimentos químicos

Desde o princípio, os cabelos fazem parte do cotidiano do ser humano com diferentes penteados, significados e importância. Os cabelos sempre foram considerados como excelentes adornos no rosto, historicamente sendo considerados como um símbolo de força para os homens e para mulheres símbolo de sedução.
No entanto, muitos entre nós enfrentam grandes problemas capilares e, por isso, temos hoje a terapia capilar que está dentro da tricologia médica especializada que estuda novas técnicas para prevenção e tratamento do couro cabeludo. A terapia consiste em métodos de prevenção e doenças relacionadas ao couro cabeludo e aos cabelos. Tudo consiste em corrigir eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos.
Os principais problemas capilares de hoje são:
Dermatite seborréica, que apresenta inflamação e infecção. É contagiosa, deixa a pele avermelhada, áspera e com descamação, podendo ou não causar prurido. Fungos podem estar presentes.
Psoríase: bordas bem definidas, descamação severa, eritema, vermelhidão brilhante.
Caspa: descamação fina, assintomática (sem sintomas), desconforto, social antiestético e participação secundária de fungos.
Alopecias: dentro das alopecias, mais popularmente conhecida como calvície, temos:
Androgenética, ou seja, herança familiar; areata, conhecida como pelada, que acomete cerca de 2% da população. Em geral, causa efeito psicossocial, doença autoimune.
Cicatricial:
Causas: traumas, queimaduras, infecções, neoplasias e doenças. Podem ser causadas por queimaduras químicas, infecções fungicas bacterianas ou virais, neoplasias e dermatose de eritematoso.
Esses são alguns dos problemas mais conhecidos. Temos outros tipos, como tricotilomania, onde a própria pessoa arranca seus cabelos, ou a tricotenomania, onde o cabelo é cortado pela própria pessoa com as unhas.
Entre vários problemas capilares, o que mais incomoda as mulheres é a androgenetica feminina. A queda também está relacionada aos hormônios, podendo ser fruto de distúrbios de tireóide, ovário policístico, menopausa, anticoncepcional, que por conta da produção de estrógenos, diminui a ação dos andrógenos.
No entanto, hoje, temos soluções para esses problemas com a avaliação da tricoscopia, nome dado a dermatoscopia do couro cabeludo e cabelos.
Com a tricoscopia, verificamos o estado de saúde do couro cabeludo e dos cabelos.
Hoje, temos vários tratamentos e medicamentos para resolvermos os problemas capilares ou ao menos minimizar ou até mesmo prevenir.
Entre eles, muito usados na terapia capilar, estão as argilas e óleos essenciais, aparelhos de alta frequência, eletroterapia, laser, entre outros.
Cada diagnóstico tem seu tratamento específico.
Evite vários problemas capilares tendo uma boa alimentação e lavando os cabelos em água fria. Faça uso de produtos compatíveis com seus cabelos, não faça uso de progressivas à base de formol e, percebendo alguma alteração, procure um profissional habilitado e qualificado para fazer uma análise capilar e, se necessário, faça o tratamento, pois, a terapia capilar serve para reativar os folículos, regularizar o crescimento, favorecendo a circulação e acabando com a descamação, antiinflamatório e cicatrizante.