É importante que o indivíduo perceba que não está trabalhando de uma forma saudável
Um importante aspecto que vem gradativamente ganhando espaço e visão dentro das organizações é a qualidade de vida no trabalho. Essa necessidade se deu não só pelas modernizações empresariais, mas sim, pela própria conscientização das empresas que, unidas às leis trabalhistas, entenderam o quão importante é trabalhar a qualidade de vida dos empregados, uma vez que o retorno consequente desse cuidado será rentável para a organização, pois, vai gerar uma grande satisfação dos seus próprios colaboradores que tendem a trabalhar muito mais motivados e entusiasmados quando saudáveis.
Ao falarmos sobre qualidade de vida no trabalho, não se deve preocupar-se somente com a segurança do trabalhador; tão importante quanto a sua segurança, são a valorização e cuidado do indivíduo como um todo, preservando e zelando pelo seu bem-estar físico e mental, ambos inclusos em um ambiente saudável que mantém esse equilíbrio.
Um fator importante que pode alterar essa qualidade de vida no âmbito ocupacional é o estresse ocupacional, o qual podemos definir como um estado emocional desagradável, gerado a partir de tensões, frustrações, ansiedades e exaustões emocionais decorrentes de aspectos do trabalho definidos pelos próprios indivíduos como ameaçadores ao seu bem-estar. A Qualidade de Vida no Trabalho deve ser associada à melhoria do clima organizacional, ou seja, é dar condições adequadas ao profissional, assim como respeitar seus limites e dificuldades, trabalhando esses fatores de uma forma humana.
Os fatores organizacionais que mais afetam a qualidade de vida podem ser: sobrecarga de trabalho; falta de estímulos; falta de perspectivas; presença de perspectivas pessimistas e outros.
Um dos mais importantes problemas que vêm ocorrendo e causando grande desconforto nos dias atuais é que, além das mudanças excessivas que o mundo impõe aos indivíduos, é o fato de que as empresas têm pressa. Muita pressa. Querem os resultados rapidamente e, com isso, quando o sujeito se vê sob tanta pressão, começa a se sentir muito preocupado, muitas vezes duvidando até mesmo de sua capacidade, gerando grande ansiedade, ansiedade essa que pode levar ao estresse, ocasionando os já citados problemas organizacionais.
Mas, a pergunta que não quer calar: Como cuidar para que esses fatores estressores não dominem os indivíduos os adoecendo?
Primeiramente, é muito importante o indivíduo reconhecer que não está vivendo ou trabalhando de forma saudável. Meios de aliviar o estresse podem ser: compartilhar os problemas com um parente ou com um amigo, a prática de atividade física também pode ajudar nesse processo, aprender e praticar constantemente técnicas de relaxamento para diminuir o estresse também podem ser meios de causar alívio. Porém, muitas vezes, o nível estresse já esteja bastante elevado, dessa forma é necessário procurar ajuda de um profissional da saúde mental qualificado, como, por exemplo, um psiquiatra ou um psicólogo, que por meio de tratamentos ajudará nesse processo de cura.
Caroline Decresci
Psicóloga
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